sábado, 4 de julho de 2015

Pimentel anuncia primeiro curso de medicina da UEMG

Ao instalar o Fórum Regional de Governo – Território Sudoeste, governador também assina despacho governamental sobre concurso para a Polícia Militar.

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, anunciou nesta sexta-feira (03.07), durante a cerimônia de instalação do Fórum Regional de Governo – Território Sudeste, em Passos, a implantação do primeiro curso de Medicina da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e a retomada das obras do Centro Socioeducativo do município. O governador assinou ainda despacho governamental relativo ao concurso público para o provimento de 1.500 vagas para o cargo de soldados do quadro de praças da Polícia Militar de Minas Gerais. Destes, 90 atenderão ao município de Passos.
Governador Fernando Pimentel e lideranças políticas e da comunidade durante instalação do Fórum Regional em Passos – Foto: Omar Freire/Imprensa MG
“Tenho a maior alegria em poder anunciar o primeiro curso público de Medicina da Uemg. Fico emocionado com a alegria que senti aqui”, afirmou o governador. A instalação do curso foi devidamente analisada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), que constatou sua viabilidade acadêmica, econômica e social. O Estado também fechou parceria com a Santa Casa da cidade, que funcionará como hospital laboratório do curso.
Ainda segundo Pimentel, as obras do Centro Socioeducativo estão previstas para serem retomadas até o final do ano. “Estamos em um aperto financeiro gigantesco, um déficit de R$ 7 bilhões, mas já pagamos quase R$ 500 milhões que faltavam de obras. Até o final do ano, retomaremos todas”, assegurou.
Participação popular
O governador destacou, durante seu pronunciamento, o esforço, ao longo desses seis meses de mandato, para mudar o modo de governar o Estado, com base na participação popular efetiva. Nesse caminho, uma das maiores ações é justamente a instalação dos 17 Fóruns Regionais de Governo até o mês de agosto.
“Isso é só o começo. Não deu tempo de fazermos tudo. Nesses seis meses, nós mudamos a atitude do governo, olhando nos olhos de vocês. Se existem problemas, vamos construir as soluções juntos. Podem se preparar: vocês verão muitas vezes essa turma que está aqui hoje”, comentou.
O secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, destacou a importância da participação popular na construção de políticas públicas. “Nós vamos fazer com que os membros do governo se encontrem sistematicamente. O problema de um cidadão é o problema de todo o governo. O objetivo dos fóruns é transformar a participação popular em metas de governo”, comentou.
Este é o quarto fórum instalado pelo Governo de Minas Gerais no Estado. Os outros três foram em Montes Claros, Araçuaí e Teófilo Otoni. Participaram do evento secretários de Estado de Governo, deputados estaduais e 25 prefeitos da região, além de líderes comunitários e representantes da sociedade civil.
Fóruns Regionais de Governo
O Fórum Regional de Governo – Território Sudoeste, abrange 34 municípios distribuídos em três microterritórios (Passos, Guaxupé e São Sebastião do Paraíso). Esses grupos de trabalho têm por objetivo incluir a participação popular na elaboração, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas regionalizadas.
Neste primeiro ano, os Fóruns têm como meta principal o levantamento de prioridades de cada território, para que os dados possam orientar a elaboração do Plano Plurianual de Ações Governamentais (PPAG) e do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI). Com esta agenda inicial encerrada, a partir de 2016 os Fóruns seguem como um canal de constante diálogo com a sociedade civil.
A agenda dos Fóruns está sendo disponibilizada no site www.forunsregionais.mg.gov.br. O usuário deverá informar o nome de sua cidade e assim ter acesso às informações sobre os Fóruns de seu território. Outras informações poderão ser obtidas através do e-mail forunsregionais@governo.mg.gov.br. 
Fonte:  Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário