terça-feira, 26 de maio de 2015

Mais um assassinato violento em Padre Paraíso. Idoso foi a sexta vítima neste ano.


Padre Paraíso tem sido apontada como um município muito violento.
Em 2014, foram 6 assassinatos. Neste ano, em maio, já alcançou as estatísticas do ano passado. Todos com requintes de crueldade.


Um homem morreu nesta segunda-feira (25/05), na BR-116, no perímetro urbano de Padre Paraíso, no Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas. A vítima foi atingida na cabeça por dois disparos de arma de fogo. Inicialmente, as suspeitas são de que se trata de um latrocínio.
De acordo com a Polícia Militar (PMMG), Edvaldo Cardoso da Silva, de 63 anos, foi abordado por dois assaltantes em uma moto. Após a abordagem os dois criminosos fugiram com uma bolsa da vítima, que poderia conter dinheiro. Testemunhas indicaram que o idoso tinha envolvimento com o jogo do bicho na região.
Por ter ocorrido na rodovia federal, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi chamada para registrar a ocorrência. No entanto, as investigações ficaram a cargo da Polícia Civil de Padre Paraíso. Uma ação entre policiais civis e militares prendeu um suspeito do crime. O outro assaltante ainda é considerado foragido. Fonte: Estado de Minas
Sexta vítima, em 2015
O município de Padre Paraíso, tem sido apontado como um dos mais violentos de Minas. Em 2014, foram seis vítimas de assassinato. Neste ano, seis assassinatos , de forma violenta, já foram registrados. 
Reportagem da revista Época, deste final de semana, 24.05, registrou o seguinte:
"Dois dos crimes mais recentes são bárbaros, como o que matou o jornalista e blogueiro Metzker. Um deles foi uma chacina, que vitimou três idosos e uma criança de 7 anos. No outro, um casal de caseiros foi morto a marteladas. “O ranço de violência da cidade vem dos tempos dos garimpos”, diz o tenente Costa. “A cultura é de resolver tudo na bala, na morte.” 
O tráfico de drogas foi substituindo, aos poucos, o lucro com as pedras águas-marinhas que rendiam fortunas. O crack se espalhou. O jornalista Metzker tentava mapear as estradas vicinais, de terra, que serviam de rota de fuga de traficantes – e seu corpo foi encontrado justamente numa delas. Ele passou a se interessar também por outros dois esquemas criminosos na área: a compra e venda de motos roubadas, que são depois usadas como mototáxi, e o aterro de terrenos protegidos pelas leis ambientais. Se já estão livres das investigações policiais, os bandidos certamente não querem um jornalista fuçando em seus negócios". 

Audiência sobre violência na região

Uma Audiência Pública foi aprovada pela Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, através de requerimento do deputado estadual Dr Jean Freire (PT), parlamentar morador da cidade de Itaobim, também à beira da BR 116, para debater as questões da violência na região. 
O evento se dará na cidade de Araçuaí, sede da Comarca, que também atende Padre Paraíso. Todas as 16 cidades do Médio Jequitinhonha têm demandado questões ligadas à falta de segurança pública e aumento da criminalidade.
A cidade de Araçuaí fez manifestações públicas contra a violência estabelecida por bandidos, reclamando do baixo efetivo de policiais, tanto da Policia Civil quanto da Polícia Militar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário