quinta-feira, 28 de maio de 2015

Araçuaí: Mulheres do Vale debatem sua participação na Política

Na foto, da esquerda para direita: Maria Helena Cardoso (SEDESE), deputado estadual Jean Freire, vice-prefeita Rita Capdevile, Aline Ruas do Movimento de Atingidos por Barragens, Graça da Fetaemg e Dôra de Piô, do Movimento de Mulheres Rurais. 
 Nesta segunda feira, 25.05, representantes de diversos municípios estiveram participando do Debate de Participação das Mulheres na política. O evento, que inicialmente seria realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, foi cancelado, na sexta-feira, 22.05, devido a nenhuma das parlamentares da Bancada Feminina se dispor a participar do evento. Até mesmo as palestrantes convidadas para participar da Mesa de Abertura não foram avisadas oficialmente sobre a suspensão.

Estiveram presentes lideranças femininas de Araçuaí, Berilo, Chapada do Norte, Coronel Murta, Francisco Badaró, Itinga, Itaobim,  Medina, Ponto dos Volantes e Virgem da Lapa.

Lideranças das mulheres pediram para manter o debate, solicitando apoio ao deputado estadual Dr. Jean Freire que apoiou a realização do debate que aconteceu no Teatro Luz da Lua. A Prefeitura Municipal de Araçuaí também apoiou a realização do Debate. 
  
Na abertura, Jean Freire ressaltou a necessidade de um debate sobre as mulheres, principalmente no Vale: “A questão da mulher é primordial e necessária. E quando falamos da mulher do Vale, eu acho que é mais importante ainda. A mulher vem sendo esquecida em todos os aspectos, mas a trabalhadora rural sofre ainda mais com esta displicência”, lembrou, citando Graça, da Fetaemg, como uma pessoa inspiradora.

Em suas falas, as componentes da mesa ressaltaram a importância da manutenção do encontro. Aline Ruas chamou a atenção para a objetificação da mulher nos meios de comunicação e soltou o grito: “Mulher, água e energia não são mercadoria!”. Dôra de Piô frisou a necessidade de organização das mulheres em movimentos sociais e relembrou os percalços que enfrentou no início de sua atuação: “Quando iniciei minha caminhada, não tinha chinelos para calçar. Mesmo assim persisti na luta e continuarei persistindo enquanto vida tiver”, afirmou. Dôra também agradeceu a presença de Dr. Jean no debate.

O deputado ressaltou a disparidade entre os gêneros que ocupam cargos na Assembleia: “Na ALMG, as deputadas são minoria. Se vocês olharem para a mesa, não verão nenhuma deputada. E isso num país com mais de 50% de mulheres eleitoras, um país que tem uma presidenta no Planalto”, ressaltou. “Sem demagogia nenhuma: sinto a sensibilidade das mulheres na política”.

Dr. Jean também aproveitou a oportunidade para fazer um apelo aos pais: “Vamos incentivar nossos filhos e filhas a se interessarem por política. Não sei se minha filha Beatriz está aí, mas quero dizer que tenho muito orgulho dela. Com apenas onze anos, acompanho seu engajamento no dia a dia, nas postagens nas redes sociais, e inclusive no período eleitoral. Temos que incentivar a participação da mulher para que elas não sejam apenas um grande número no eleitorado, mas também nas candidaturas”.

O evento contou com as convidadas Dôra de Piô, Graça da Fetaemg, Aline Ruas, do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), Dra. Rita Capdeville (Vice-Prefeita de Araçuaí), Maria Helena (Sedese Araçuaí) e Maria do Carmo a Cacá (Sedese em Araçuaí).

Evento cumpriu os objetivos — O Ciclo de Debates realizou as metas iniciais, como a discussão de meios para a inclusão da mulher numa reforma política e a reflexão sobre a representatividade feminina nos dias atuais. Os presentes se dividiram em grupos, levantaram demandas e realizaram uma avaliação sobre estes cinco meses de governo.

Documento será entregue para a Comissão das Mulheres — Ficou acordado, durante o evento, a feitura de documento que chegará à Comissão Extraordinária de Mulheres através de Dr. Jean, solicitando explicações sobre o cancelamento e reivindicando o reagendamento do evento. Outro documento, com demandas do Vale, será produzido pelo Fórum de Mulheres e também encaminhado ao gabinete do deputado estadual.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Gabinete Deputado Jean Freire. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário