sexta-feira, 13 de março de 2015

Manifestação em defesa da Petrobrás e contra o golpe junta 6 mil pessoas em BH.

O evento é promovido pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e pela Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil (CTB) e conta com apoio de outras centrais sindicais e movimentos sociais.


O segundo protesto do dia na Região Metropolitana de Belo Horizonte em defesa da Petrobras e em apoio à presidente Dilma Rousseff, marcado para às 16h, reuniu cerca de seisl participantes, de acordo com a Polícia Militar. Os manifestantes protestaram com palavras de ordem desde a Praça Afonso Arinos até a Praça 7, no Centro da capital, local marcado para encerramento ato. Participaram a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil (CTB), além de militantes do PT e do PCO, centrais sindicais e movimentos sociais. Por volta das 19h o ato foi encerrado.


Durante o trajeto eles cantaram músicas em apoio à Dilma e se diziam contrários ao que chamaram de "tentativa de golpe", em relação à manifestação marcada para o domingo e que pede o impeachment da presidente. Durante o trajeto, os manifestantes fecharam alguns trechos, contrariarando a orientação dada pelo prefeito Marcio Lacerda (PSB), de não interromper totalmente as vias. 



O ato em defesa da Petrobras em Belo Horizonte começou logo cedo. Por volta das 5h desta sexta-feira, manifestantes chegaram em um posto da BR-381, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Eles foram levados ao local em três ônibus. Desembaracaram dos veículos carregando bandeiras do Movimento dos Sem-Terra (MST), Central Única dos Trabalhadores (CUT) e outros movimentos sociais. A manifestação marcada para acontecer em 23 capitais. 


A estudante Elizabeth Dinah, de 19 anos, veio protestar contra o impeachment e a favor da reforma política. "Sou contra quem pede o impeachment. Agora é hora de pedir a mudanças pela reforma política", disse.  Muitos manifestantes estão vestidos de vermelho. Adesivos distribuídos pedem reforma política. Um deles, em forma de coração, pede mais reforma e menos direita.


Os participantes da manifestação também estão mobilizados para recolher assinaturas para um abaixo-asssinado à favor da reforma política. Beatriz Cerqueira reforça que ato é a favor dos direitos trabalhistas, em defesa da Petrobras, pela democracia. "Contra a virada à direita que estão tentando no Brasil", afirmou.



O diretor da Federação Única dos Petroleiros, Leopoldino Martins, reforça que a Praça Afonso Arinos foi escolhida pelo simbolismo que carrega. "Em 1953, foi instalada uma réplica de torre de extração de petróleo. Esse protesto é contra uma tentativa de privatização da Petrobras e que as pessoas responsáveis pela corrupção respondam por crime hediondo".
Veja os vídeos:







Nenhum comentário:

Postar um comentário