sábado, 14 de fevereiro de 2015

Minas Novas: Trio elétrico e Bloco Magalhães arrastam multidão

Neste sábado, o Carnaval Bom Demais de Minas Novas tem Levada Louca  e Bloco Magalhães.

O carnaval Bom Demais de Minas Novas, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas, continua a animar foliões de toda a região. Nesta sexta-feira, a banda Barco à Vela abriu o Carnaval com a presença maciça de minasnovenses e pessoas de cidades vizinhas.


Neste sábado, 14.02, a festa promete ser ainda mais animada.

Às 20 horas, o Bloco Magalhães com mais de 100 participantes vai reviver os velhos carnavais dos blocos que saíam pelas ruas da colonial Minas Novas.  Sob coordenação dos irmãos Magalhães, o Bloco vem saindoc, há 9 anos, e crescendo em adeptos. Neste ano, ele será puxado por uma banda formada por Dalton, Vânia, Elias e Bravaloca, em um pequeno caminhão,  tocando marchas, sambas e frevos que eletrizaram os carnavais da cidade. 
     Componentes do Bloco Magalhães,fantasiados de cartas de baralho. 

Todos os anos o Bloco sai com uma temática. Já homenageou o patrimônio histórico da cidade. Neste ano, o tema é a MPB - Música Popular Brasileira. A fantasia é toda ponteada de notas e pautas musicais na camisas, com uma cartola com fotos de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Paulinho da Viola, Gal Costa, Pedro Morais, Paulinho Pedra Azul, Saulo Laranjeiras, Rubinho do Vale  e outros. 

Olhaí o panfleto do Bloco Magalhães:


Componentes do Bloco com a animação de Ducarmo Silveira e Deyse Magalhães.

A história do carnaval de rua minasnovense tem grande contribuição da família de Dário Magalhães e Ducarmo Silveira.  Foi na residência do casal, ao lado do Mercado Municipal, que muita gente se reuniu para animar a festa momesca. Dali brotaram fantasias, baterias, músicas e blocos de carnaval. Os filhos, sempre alegres, sorridentes e foliões, cresceram, engrossando o coro das marchinhas, sambas e frevo e danças, na cidade. Os netos e sobrinhos seguiram a mesma trilha. O frevo-hino do "Carnaval Bom Demais", que arrasta multidão pelas ruas da cidade, é de autoria de Dalton Magalhães. Em alguns anos, o trio elétrico foi animado por Dalton, Vânia e amigos.


O trio elétrico de Minas Novas teve seu nascedouro no Bloco Patota, organizado no quintal da casa de Darão. Ele saiu a primeira vez, em 1974, com instrumentos improvisados de bateria como latas velhas, frigideiras, panelas e pedaços de ferros. Ali mesmo, em poucos minutos, Dalton Magalhães compôs a marcha-enredo: 
"Que bloco é esse que acabou de chegar/ 
É a Patota tá botando pra quebrar (bis) / 
Quem quiser entrar na nossa / 
Dê um sorriso e um chute na fossa / 
Nosso Bloco é informal/ 
Venha conosco brincar o Carnaval / 
É fogo, é fogo, é fogo!/ 
Ninguém aqui desmente, 
Estamos todos numa jogada diferente" .

O Bloco Magalhães que poderia ser chamado de Bloco DUDARÃO, em homenagem aos pais da folia, Ducarmo e Darão, faz renascer os belos carnavais que se diferenciam e muito dos atuais. 

"Atrás do tioelétrico, só não vai quem já morreu!"

Mais tarde, o trio elétrico sai arrastando um montão de gente com a Banda Levada Louca. Sairá da frente do Estádio Pequizão, no Alto da cidade, às 23 horas, descendo pela Avenida princial, Deodoro da Fonseca, até a Praça da Câmara Municipal, onde permanece até o nascer do dia de domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário