terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Ministro Patrus Ananias visita acampamento em Bocaiúva.

Deputado Estadual Dr Jean Freire acompanha Patrus em visita a acampamento, no norte de Minas.

Patrus Ananias,  Ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), esteve, em Bocaiúva (MG), no norte de Minas, sua terra natal, onde participou de ato em que 60 famílias da comunidade rural de Água Boa receberam do Ministro as escrituras de suas terras, financiadas pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).

Ministro Patrus Ananias e deputado Dr Jean Freire conhecendo o acampamento Professor Mazan.

O deputado estadual Dr Jean Freire (PT-MG) acompanhou o Ministro em sua visita ao acampamento. Após o encerramento da cerimônia que aconteceu na Paróquia Senhor do Bonfim, na cidade, o deputado acompanhou Patrus Ananias em uma visita ao Acampamento Professor Mazzan, localizado no município. O nome do acampamento é em homenagem ao engenheiro agrônomo e professor de geografia, Carlos Eduardo Mazzeto da Silva, um dos fundadores do CAA-NM - Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas. 



Após uma bela apresentação organizada pelos acampados, deu-se início às conversas onde autoridades e produtores falaram sobre a situação dos acampamentos e da necessidade urgente de se avançar mais na reforma agrária, em Minas e no Brasil.



Patrus Ananias disse que a reforma agrária é a prioridade do MDA para os próximos quatro anos. “Dentro do nosso planejamento estratégico, temos duas questões muito importantes: estamos determinados a assentar, de forma digna, todas as famílias que estão acampadas no Brasil. O segundo passo é melhorar cada vez mais os assentamentos, para garantir autonomia de produção e financeira aos assentados.” afirmou o Ministro.


Emocionado, o Dr. Jean Freire, que possui uma ligação muito forte com os agricultores familiares e movimentos sociais, falou sobre sua caminhada política e sobretudo da importância em se valorizar e garantir ao agricultor familiar o direito à terra e à dignidade do trabalho. O deputado finalizou  a sua fala, colocando à disposição dos movimentos e trabalhadores ruais, o mandato que, segundo ele, é para ser construído "com o povo e não simplesmente para o povo."


A região Bocaiúva tem cerca de 200 famílias acampadas. O acampamento Elói Ferreira possui 50 e deve ser regularizado nas próximas semanas. Além do Elói Ferreira, outros acampamentos mineiros devem ser transformados em assentamentos, nos próximos meses, pois, segundo o ministro, há novos editais para compra de terras direcionadas à reforma agrária em andamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário