domingo, 8 de fevereiro de 2015

Agricultores familiares de Coronel Murta debatem o Cadastramento Ambiental Rural

O cadastro é obrigatório para todo proprietário de imóvel rural do Brasil.

Cerca de 130 pequenos agricultores e agricultoras familiares participaram na manhã de sábado, 7 de fevereiro, da primeira assembleia do ano, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Coronel Murta, no Vale do Jequitinhonha. O encontro ocorreu no salão da entidade durante toda a manhã.

Um dos temas discutidos foi o Cadastro Ambiental Rural (CAR), as suas implicações e as dúvidas dos produtores. “O cadastro é obrigatório para todo proprietário rural do Brasil. O produtor deve conhecer e se adequar à legislação”, afirmou João Néri, presidente do Sindicato.

Cerca de 130 pequenos agricultores participaram do encontro – Foto: Sérgio Vasconcelos


Para ele, é importante levar conhecimento técnico aos produtores rurais e agricultores familiares da região sobre o cadastro eletrônico obrigatório instituído pelo novo Código Florestal.

Todas as propriedades e posses rurais do país têm o prazo de um ano para se inscrever no CAR. Este prazo já está sendo contado desde o dia 6 de maio do ano passado, quando foi publicada a Instrução Normativa que regulamentou o Código Florestal. “O CAR vai nortear o futuro dos nossos agricultores com relação à produção e também à preservação do meio ambiente. Acontece que os nossos agricultores não têm conhecimento de como se cadastrar”, observou João Néri.

O cadastro é obrigatório a todos os estabelecimentos e deve ser feito pela internet, mas João Néri alertou para o fato de que nem todos têm acesso à rede mundial de computadores. “Estamos dando suporte técnico aos nossos filiados, mas seria bom que prefeitura, Emater e IEF, também participem, orientando os agricultores”, afirmou Néri.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Coronel Murta possui cerca de 1.300 filiados. O secretário municipal de Agricultura de Coronel Murta, Gilney Aguilar garantiu que ainda neste mês, três técnicos estarão iniciando o processo de cadastramento de 800 propriedades rurais do município.

Quem não realizar o Cadastramento Ambiental poderá perder o direito de ter acesso a políticas públicas do governo, entre elas, financiamentos para a agricultura familiar.

Marcha das Margaridas e Festival da Juventude Rural

Durante o encontro em Coronel Murta, a tesoureira do Sindicato e coordenadora Regional de Mulheres da Fetaemg, Auxiliadora Alves Martins, de 64 anos, convocou todas as mulheres para participar da Marcha das Margaridas, uma mobilização nacional que reúne em Brasília milhares de mulheres trabalhadoras rurais no dia 12 de agosto.

A Marcha das Margaridas ocorreu pela primeira vez em 2000 e é uma homenagem a Margarida Maria Alves, trabalhadora rural, presidente do Sindicato de Trabalhadores rurais de Alagoa Grande, município do Estado da Paraíba. Ela foi assassinada por um pistoleiro, a mando dos usineiros da região do brejo paraibano.

Auxiliadora Alves informou ainda que Coronel Murta deverá participar do Festival da Juventude Rural que acontece de 26 a 30 de abril em todo o país.

Ela lamentou que em decorrência da seca, os agricultores familiares da região pouco poderão contribuir com a Agriminas, Feira de Agricultura Familiar que será realizada em Belo Horizonte.

Fonte: Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário