sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Nova gestão da Câmara de Capelinha quer participação popular e transparência na administração pública




Nova Mesa diretora da Câmara de Vereadores de Capelinha ( na foto, da esquerda para a direita): Tadeuzim, Mazinho, Luciano, Cleuber Luis e Jailson Pereira. Gedalvo Fernandes apoiou a chapa vencedora, sendo voto decisivo, de desempate, na disputa que terminou em 7 x 6, contra a chapa encabeçada por Deo Miora, do PSDB. 
Nesta primeiro de janeiro, a Câmara de Vereadores de Capelinha, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas, deu posse à nova Diretoria com uma proposta de inovação, autonomia, transparência e participação popular. 

O presidente eleito, Reomar Rodrigues Cordeiro, o Mazinho do Açougue (PTB), disse que a  Câmara não será contra ou a favor do grupo político que controla a Prefeitura Municipal, mas autônoma e independente. Afirmou que todos os projetos de lei serão debatidos à exaustão com os veredores e com a população sendo chamada a opinar. 
Mazinho cobrou do prefeito o envio de uma proposta sobre a Estação Rodoviária, Centro Administrativo, sobre as questões de águas fluviais e ouros temas de importância para a melhoria dos serviços públicos de Capelinha. O presidente cobrou do Prefeito uma ligação direta com o Poder Leigslativo. E denunciou uma parede virtual, um anteparo, que impedia o acesso dos vereados ao chefe do poder executivo. Afirmou que a Câmara é autônoma, independente e fará vibrar os desejos do povo de Capelinha. Ninguém será pau-mandado,  mas também não será contra pra ser contra, mas por ter uma posisção a respeito de projetos que estão sendo discutidos. E isso terá quer ser respeitado. E  taxou:"Quem manda na Prefeitura éo prefeito, mas na Câmara serão os vereadores".
O  presidente disse que faria uma Auditoria interna, como prática que toda nova direação deveria ter, independente se há indícios de irregularidades ou não. Concluiu dizendo que quando sair , gostaria que seu sucessor faça o mesmo. 
Luciano Macedo (PROS), eleito Secretário, falou das ariculações para a eleição da nova diretoria da Câmara, falando de um novo tempo da política, da necessidade de mais diálogo, mais respeito com quem pensa diferente da administração local. Afirmou que faz tudo, procurando cumprir seu papel de vereador, de fiscalizador, propondo leis e ações que avancem no sentido de atender às necessidades populares. Pediu desculpas pelo modo sincero de ser, às vezes ferindo suscetibilidades.
O vereador Cleuber Luis (PP), eleito vice-presidente, destacou os grandes desafios da nova direção da Câmara já divulgados pelo presidente Mazinho: autonomia/independência, participação social com audiências públicas, transparência, reuniões itinerantes e divulgação de todos os atos e ações dos vereadores.  Citou post de debate no facebook feito por Álbano Silveira Machado, o Banu:“Com uma gestão independente da Câmara creio que o debate político será mais profícuo. É preciso qualificar mais as relações políticas em Capelinha. Algumas lideranças não aceitam qualquer tipo de debate, questionamentos, já partem para a adjetivação negativa de quem questiona. É preciso um maior amadurecimento político. A cidade avança. O povo de Capelinha é empreendedor e merece que a administração pública acompanhe o seu ritmo. O exercício do poder autoritário leva agentes públicos a acharem que sempre têm razão e ninguém deve fazer quaisquer reivindicações. Se um vereador não pode fiscalizar, solicitar informações imagine o simples cidadão. É preciso mais democracia, mais transparência nos tratos da coisa pública. .”
No seu discurso, Cleuber afirmou: A nova diretoria da Câmara Municipal de Capelinha tem um grande desafio: contribuir para a administração pública municipal ser mais dinâmica, transparente, cidadã, com mais participação popular.
Para isso, creio que as medidas anunciadas de casa aberta em horário integral, de realizações de mais Audiências Públicas, de sessões itinerantes, publicação de atos legislativos e de transparência na gestão é um grande avanço.

Acredito que a independência dos três poderes - Executivo - Legislativo e Judiciário - é de fundamental importância para a construção e desenvolvimento da democracia e a melhoria dos serviços públicos e da vida das pessoas.

E é este rumo que percebo que a Câmara Municipal deve seguir. É preciso qualificar o diálogo entre os poderes para engrandecimento da política. Em pleno século XXI, não dá simplesmente para ser contra ou a favor. A solução de muitos problemas se encontra na travessia, na construção de pontes.

A população de Capelinha clama pra ser ouvida e apontar alternativas para suas demandas. Porém, têm sido poucos os canais abertos para desaguar suas reivindicações.A desilusão com a política nasce e cresce se os desejos populares não forem atendidos.

Creio que a Câmara Municipal pode contribuir para o povo trabalhador, empreendedor e sedento de cidadania de Capelinha possa ter direito a serviços públicos muito melhores. A cidade avança pelos próprios méritos de seu povo. A administração pública precisa acompanhar seu ritmo", finalizou o verador Cleuber Luis..

O prefeito Zezinho da Vitalina, presente à sessão, disse que gostaria de atender a todas as reinvindiações dos vereadores, mas não é possível. Falou que vai procurar um diálogo franco e direto com a nova direção da Câmara.

A Mesa diretora da Câmara Municipal de Capelinha para o biênio 2015/16 ficou assim composta. Reomar Rodrigues Cordeiro, Mazinho do Açougue (PTB) – presidente, Cleuber Luiz de Miranda (PP) – vice-presidente, Tadeu Filipe Fernandes de Abreu, Tadeuzinho (SD) – segundo vice-presidente, Luciano Rodrigues Ribeiro Macedo, Luciano do Mundo Animal (PROS) – secretário e Jailson Pereira (PSD) – vice-secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário