segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Vale quer mandato coletivo do deputado estadual Dr Jean Freire e participação no governo Pimentel

Grande plenária com 105 lideranças de 27 municípios quer Secretaria de Estado e participação ativa no mandato parlamentar. 



Em uma plenária com 105 lideranças políticas, comunitárias, de movimentos sociais e sindicais de 27 municípios do Vale do Jequitinhonha, foi dado um alerta: o povo do Vale quer participação ativa no mandato parlamentar e no próximo governo de Minas, sob gestão de Fernando Pimentel. O Vale do Jequitinhonha quer ser protagonista da sua própria história e quer ocupar espaços parlamentares e governamentais para influenciar nas decisões políticas que induzem ao desenvolvimento regional.

Em grande reunião convocada pelo deputado estadual eleito Dr Jean Freire(PT), realizada no Salão do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, em Araçuaí, na manhã deste domingo, 30/11, os presentes traçaram algumas diretrizes do mandato parlamentar que deverá ser a voz e a representação dos anseios da população do Vale.

Os participantes destacaram o fato histórico de eleição de um deputado estadual genuíno do Vale do Jequitinhonha que contou com um grande movimento político na região, com participação intensa e voluntária, sendo a campanha eleitoral mais barata dos eleitos. Foram gastos R$ 204 mil, com a obtenção de 52.315 votos.


Foi definido que o mandato deve ser coletivo, com intensa participação popular. Um grande conselho político será formado com lideranças das microrregiões do Alto, Médio, Baixo Jequitinhonha, Mucuri/Rio Doce e Grande BH. A estrutura do Gabinete Parlamentar, na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, deve ser bem enxuta, devendo haver atividades intensas e permanentes nas bases dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, com canais de comunicação direta entre mandato e a população. O mandato deverá se pautar em ser propositivo, colaborativo, mas também fiscalizador das ações do Governo de Minas.

Serão formadas Câmaras Técnicas em áreas priorizadas pelo mandato como desenvolvimento territorial e regional, saúde, educação, juventude e agricultura familiar.

Espaços políticos no governo Pimentel
As lideranças definiram que todos os espaços que tratem das questões de interesse do Vale do Jequitinhonha deverão ser ocupados. A linha de ação é pensar grande, em projetos estruturantes, na elaboração, planejamento e execução de políticas públicas que possam transformar a realidade regional.  

Para isso, foi proposto seguir princípios da ética política, combate à corrupção, eficiência nos gastos públicos e preenchimento de cargos com meritocracia técnica e política.

O governo Pimentel propõe se estruturar em dois pilares básicos: participação e desenvolvimento regional. Será organizado um grande Fórum Regional para definir as diretrizes do Desenvolvimento Territorial.  As três principais características serão a implantação de políticas públicas que sejam criativas, inclusivas e que melhorem a vida das pessoas.


Não serão criadas novas estruturas. Serão aproveitadas as Superintendências Regionais de Ensino, Regional de Saúde, Emater, Idene, IEF, DER, Polícia Militar, Polícia Civil, Copanor, Gerências da CEMIG e COPASA, Agência Fazendária, SEPLAG, UAI e outras para a formação de uma nova estrutura de governo. Há mais de 80 direções de órgãos públicos estaduais, no Jequitinhonha e Mucuri, a serem ocupadas por lideranças que tenham perfil técnico e político.

Há um vasto quadro de pessoas tecnicamente preparadas para ocupar estes espaços públicos.

O Vale quer uma Secretaria de Estado
O Vale quer mais. Não apenas a ocupação de espaços em órgãos regionais. Os participantes denunciaram a exclusão de representantes do Vale do Jequitinhonha nos primeiros escalões dos governos de Minas. A proposta é lutar para dirigir a SEDVAN que se transformou em SEDINOR – Secretaria de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas.

Esta  Secretaria foi criada pelo governo Aécio Neves para incrementar o desenvolvimento do norte de Minas, Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Porém, a  Secretaria tem servido apenas para representantes políticos do norte de Minas expandirem suas base eleitorais, deixando o Vale e o Mucuri abandonados. Primeiro, de 2003-2010, ocupou o cargo a deputada estadual Elbe Brandão (PSDB), de Janaúba; depois, de 2011 a 2014, o deputado estadual Gil Pereira, de Montes Claros.  

As lideranças presentes criticaram as negociações que estão sendo feitas por lideranças do norte de Minas que pretendem propor a entrega da Secretaria para o grupo do deputado estadual Carlos Pimenta (PDT) ou permitir a continuidade do deputado estadual Gil Pereira(PP). Esta negociação traria os adversários das eleições de outubro para a base do Governo Pimentel, com o compromisso de apoio ao deputado estadual Paulo Guedes(PT), nas eleições de 2016, como candidato à Prefeitura de Montes Claros.  

Ficou definido que a Secretaria poderia ser ocupada por um nome do Vale do Jequitinhonha. O deputado estadual Dr Jean Freire continuaria com seu mandato na ALEMG.

Dr Jean Freire manterá residência no Vale

Encerrando a reunião, o deputado estadual Dr Jean Freire disse que sua família decidiu continuar morando no Vale e bem próximo ao povo da região, com referências de moradia em Itaobim e Araçuaí, onde seus filhos estudam.  
Disse que pretende participar de atividades na ALEMG, em BH, nas terças, quartas e quintas-feiras. Em quatro dias da semana – sexta, sábado, domingo e segunda-feira – o deputado estará na região dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce e norte de Minas, participando de atividades parlamentares e vivenciando as lutas do povo que o elegeu, para melhor representá-lo.


Dr Jean Freire propôs a realização de um grande Encontro no dia 20.12, sábado, de 9 às 17 horas, em Itaobim, no Médio Jequitinhonha, quando serão definidas as diretrizes e linhas de atuação do mandato parlamentar, assim como a formação do Conselho Político.  Todos os apoiadores estão convidados. Espera-se a participação de 300 lideranças.

No final, Dr Jean Freire propôs uma Moção de Apoio ao Padre João Torres,  do município de Rubelita, que foi agredido covardemente, com um soco na boca, na quinta-feira, 27.11, pelo genro do prefeito de  Rubelita, Inael Murta. 
João Torres declarou que está sendo ameaçado de morte por líderes políticos locais. Providências legais já estão sendo tomadas junto aos órgãos policiais, da Justiça e junto à Comissão de Direitos Humanos, da Assembléia Legislativa de Minas Gerais.    

105 lideranças de 27 municípios
Estiveram presentes à grande plenária 105 lideranças comunitárias, sindicais, políticas e de movimentos sociais de 27 municípios do Vale do Jequitinhonha: 
Águas Vermelhas, Almenara, Araçuaí, Berilo, Cachoeira do Pajeú, Capelinha, Comercinho, Coronel Murta, Diamantina, Divisópolis, Felisburgo, Francisco Badaró, Itaobim, Itinga, Jenipapo de Minas, Mata Verde, Medina, Minas Novas, Monte Formoso, Novo Cruzeiro, Padre Paraíso, Pedra Azul, Ponte dos Volantes, Rubim, Salinas, Turmalina e Virgem da Lapa.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário