quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Pesquisa aponta Dr Jean Freire como um dos candidatos a deputado estadual mais lembrados,em Minas..

Pesquisa aponta os candidatos favoritos a deputado estadual de Minas Gerais.
Candidato a deputado estadual Dr Jean Freire é lembrado mais que muitos dos seus fortes concorrentes internos diretos no PT.

Dr Jean Freire foi citado 5 vezes, mais do que campeões de votos como Paulo Guedes, Marília Campos, Durval Ângelo e outros candidatos concorrentes diretos no Partido dos Trabalhadores.
Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Fonte Normal
B-GRCU9
Eleição. Em 5 de outubro, 77 deputados estaduais serão eleitos para mandatos de quatro anos
PUBLICADO EM 02/10/14 - 03h00, no  www.otempo.com.br

Pesquisa realizada pelo DataTempo/CP2 de 25 a 30 de setembro em todo o Estado aponta os candidatos a deputado estadual preferidos pelo eleitorado. Entretanto, esses nomes não podem ser considerados aqueles que vão efetivamente ocupar as 77 vagas na Assembleia. Isso porque a Justiça Eleitoral tem uma fórmula para calcular quantas cadeiras cada partido terá direito. A conta envolve, além do número de votos de cada candidato, a totalidade da votação de cada legenda, de forma a garantir a proporcionalidade e a participação de segmentos minoritários da sociedade.
Minas Gerais tem 1.199 candidatos, o que determina uma disputa de 15,6 nomes por vaga. É praticamente um vestibular de curso considerado concorrido.

VEJA TAMBÉM



Dos 77 atuais deputados estaduais, 66 tentam permanecer por mais quatro anos no Legislativo. Mas a tarefa pode não ser fácil. Na eleição de 2010, a renovação no Legislativo mineiro foi de 36,36%. Em 2006, o índice atingiu 40,1%.

Na lista obtida pelo levantamento DataTempo aparecem nomes já conhecidos, como os de alguns deputados, ex-deputados e ex-prefeitos. O candidato mais citado, com 1,1%, é Gil Pereira. Ele é ex-deputado estadual e ex-secretário de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor). Em segundo lugar aparece o atual deputado e ex-prefeito de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, Bonifácio Mourão. Ele é seguido de perto por Inacio Franco, que atualmente também ocupa uma cadeira na Casa.

Ainda nos primeiros lugares estão deputados como Luiz Tadeu Leite (Tadeuzinho), Rosângela Reis, João Vitor Xavier, João Leite, e Elismar Prado. Entre os candidatos que pontuaram estão ex-prefeitos como Ademir Lucas e Marília Campos, que comandaram Contagem, Pompílio Canavez, que foi prefeito de Alfenas, no Sul de Minas, e Danuza Bias Fortes, que esteve à frente da administração de Barbacena, no Campo das Vertentes.

Há ainda na lista DataTempo vereadores em Belo Horizonte como Iran Barbosa, Pablito e Bruno Costa. Mas chama a atenção o grande número de nomes que não são conhecidos, o que pode indicar um índice de renovação considerável.

Os deputados estaduais eleitos em 5 de outubro serão diplomados ainda neste ano e tomam posse em fevereiro de 2014 para um mandato de quatro anos.

O levantamento realizou 2.066 entrevistas em todas as regiões de Minas Gerais em todas as faixas etárias. A margem de erro é de 2,16 pontos percentuais para mais ou para menos. O registro na Justiça Eleitoral tem protocolo MG 00148/2014.
COMENTÁRIO DO BLOG
É importante salientar que pesquisas sobre candidaturas proporcionais (deputados, vereadores) com muitos  candidatos são muito imprecisas. Há candidatos com votação em todo o Estado e outros com votação concentrada em poucas cidades ou em uma região. Geralmente, os resultados destas pesquisas são mais indicativos de candidatos com maior visibilidade. Analisando os resultados de 2010, dá para se ter uma idéia das discrepâncias.  
Por exemplo, o deputado estadual Gil Pereira, de Montes Claros, teve 95.450 votos. O deputado estadual  Paulo Guedes, do PT, teve na mesma eleição 92.710 votos. Guedes foi candidato a prefeito de Montes Claros, em 2012, indo ao segundo turno, obtendo mais de 80 mil votos. Paulo Guedes espera sair com cerca de 30 mil votos, somente na cidade. E espalhou sua votação ainda mais no norte de Minas, mesma região do deputado Gil Pereira. Eles dois disputam quem terá mais votos. Ambos projetam ter 140 mil  votos.   
Gil Pereira foi citado 22 vezes. Paulo Guedes apenas uma.

Porém, grande parte dos mais citados têm grande chance de serem eleitos.  Dr Jean Freire está com sua candidatura consolidada em 80 municípios, com potencial de votação expressiva no Médio Jequitinhonha, em cerca de 18 municípios, na Microrregião de Araçuaí e Pedra Azul.

Na coligação proporcional a deputado estadual PT-PMDB-PROS-PRB-PCdoB (Coligação Minas para Todos), há algumas projeções internas que a votação mínima exigida para ser eleito fique em torno de 38 a 41 mil votos. 

O PT deve eleger de 15 a 18 deputados estaduais. Elegeu 11 em 2010. Todos os atuais deputados estaduais candidatos à reeleição ( 9 , no todo) devem se reeleger. Oito ou 9 serão novatos. O PMDB tem 8, devendo eleger de 9 a 12 deputados estaduais. O PCdoB tem 2 e deve eleger 3 ou 4. O PRB tem 2, devendo eleger 3. O PROS elege um ou dois. 



Um comentário:

ADVRLM - Advocacia Ronaldo Lima Meireles disse...

Veja que noticia legal! Vamos lá Pedra Azul, vamos mostrar nosso valor!

Postar um comentário