quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Aécio trabalhou para Câmara dos Deputados, durante 4 anos, enquanto morava no Rio.

Aécio teve mérito ao ser Secretário Parlamentar do seu pai deputado, 

aos 17 anos?

E, aos 25 anos, nomeado como diretor da Caixa Econômica federal?
Aécio com o avô Tancredo


O candidato tucano à Presidência, Aécio Neves, admitiu em nota que foi contratado para trabalhar na Câmara dos Deputados, que fica em Brasília, mesmo enquanto ainda morava no Rio de Janeiro, em 1980. Na época, tinha 19 anos.


De acordo com o texto, o tucano cuidava da agenda do deputado Aécio Ferreira da Cunha –trata-se do pai de Aécio Neves que exercia mandato pelo PDS (Partido Democrático Social). A sigla é sucessora da Arena, legenda criada pela ditadura militar.


(…)


A biografia de Aécio Neves, no site oficial do tucano, omite o período em que o presidenciável trabalhou remotamente para o gabinete do pai.



Em tempo: o Conversa Afiada reproduz artigo de Paulo Nogueira, extraído do Diário do Centro do Mundo:

MERITOCRACIA À AÉCIO


Meritocracia.


Uma das palavras mais pronunciadas por Aécio nesta campanha é esta, meritocracia.


Faz parte, se entendo, de um esforço de se colocar como um grande gerente. No jargão corporativo, meritocracia é uma palavra muito empregada, bem como outra do repertório de Aécio: previsibilidade.


Como todos sabemos, meritocracia é escolher alguém pelos seus méritos, e apenas por eles.


Num mundo menos imperfeito, a mídia teria tratado de verificar a trajetória de Aécio para ver como, no caso pessoal dele, se manifestou a meritocracia.


Convenhamos: ele é um forte candidato à presidência, e informações sobre sua carreira profissional têm, mais que nunca, um torrencial interesse público.


Mas este mundo é muito imperfeito – e a mídia mais ainda.


A inépcia — ou má fé — de jornais e revistas não impediu, no entanto, que viralizassem na internet documentos que mostram a rápida ascensão de Aécio.


Examinemos o papel da meritocracia em sua jornada, iniciada cedo. As informações estão no site da Câmara dos Deputados. Nenhum repórter teria que suar, portanto, para prestar um serviço relevante aos eleitores. (AQUI, O LINK)


Aos 17 anos, Aécio foi nomeado secretário de gabinete parlamentar na Câmara dos Deputados. Seu pai, Aécio Cunha, era deputado federal pela Arena.


Segundo o site da Câmara, Aécio permaneceu nesta posição até os 21 anos.


Há, aí, um fato intrigante: conforme perfil feito pela insuspeita revista Época, Aécio fazia faculdade no Rio no mesmo período em que era secretário de gabinete.


Algum jornalista se interessou em esclarecer essa suposta ubiquidade meritocrática?


Mundo imperfeito, mundo imperfeito.


Aos 23 anos, de volta a Minas depois da estada no Rio, foi nomeado assessor pelo avô, o governador Tancredo Neves. Como avós sempre encontram méritos nos netos, Aécio poderia hoje dizer que ganhou o cargo graças à meritocracia.


Tancredo morreria em 1985, pouco antes de tomar posse como primeiro presidente civil depois da ditadura militar. (Ele vencera, ao lado do vice Sarney, eleições indiretas.)


Com Sarney na presidência, Aécio deu um salto. Aos 25 anos, era diretor da Caixa Econômica Federal.


O que o candidato Aécio diria, hoje, de um neto de político indicado para uma diretoria da Caixa aos 25?


Aparelhamento?


Como os jornais, que jamais trataram disso, falariam do caso se fosse um neto de Lula?


No Brasil, aparelhamento é quando os adversários fazem nomeações.


Quando você mesmo faz, é meritocracia. FHC nomeou seu genro diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo, e o desnomeou depois do divórcio.


Serra deu emprego a Soninha e família na máquina estadual do PSDB.


Mas nada disso é aparelhamento.


A irmã de Aécio ocupa alto cargo público em Minas. O marido dela é peça-chave na campanha de Aécio. Um primo também. CHEQUE AQUI, se tiver dúvida.


Na gestão do presidente Itamar Franco, o pai de Aécio, Aécio Cunha, foi nomeado presidente do Conselho de Administração do BNDES.


Tudo é meritocracia, naturalmente.


Graças à meritocracia à Aécio, Minas sob seu governo ficou em 22.o lugar entre os 27 estados brasileiros em crescimento econômico entre 2002 e 2010, segundo o IBGE.


O silêncio da mídia permite bravatas meritocráticas a Aécio. E não só meritocráticas: ele se sente protegido o suficiente para falar em “decência” mesmo depois de construir, com dinheiro público, um aeroporto numa fazenda da família.


Este silêncio é obsequioso, mas não gratuito. Caso Aécio se eleja, as grandes empresas de mídia podem se preparar para as copiosas quantidades de dinheiro público que choverão nelas em anúncios governamentais.


E em resposta à chuva de publicidade, o Brasil subitamente melhorará nas análises de Jabor, Merval, Míriam Leitão. A corrupção desaparecerá dos telejornais, dos jornais, das revistas. Se nem a compra da reeleição de FHC foi notícia, o que haverá de ser?


Como disse um genial economista conservador, “não existe almoço grátis”.


Publicado no www.conversaafiada.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário