terça-feira, 2 de setembro de 2014

Copanor é acusada de poluir o rio São João em Ponto dos Volantes.

Em nota, a Copanor explica que aguarda decisão judicial de desapropriação de área por onde passará nova tubulação

Foto: divulgaçãoCopanor é acusada de poluir o rio São João em Ponto dos Volantes
Morador mostra esgoto sendo despejado pela Copanor no rio São João
Moradores da cidade de Ponto dos Volantes, no Vale do Jequitinhonha, reclamam de uma tubulação que  está despejando esgoto no rio São João que banha o município.
 
 
Um morador, que prefere não se identificar, denunciou por meio de imagens um esgotolançado pela Copanor,  concessionária de água da cidade. 
 
 
 
Segundo ele, a empresa responsável pela rede de tratamento de água e esgoto, estájogando o esgoto diretamente no rio. "Muitos moradores ainda utilizam da água para beber e irrigar plantações", disse.
 
"Em nota enviada ao Radar do Vale, a Ouvidoria da Copanor informou que  assumiu os sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário no Município de Ponto dos Volantes em Julho de 2011.

Segundo a nota, quando a Copanor assumiu os sistemas, já existia o lançamento de esgoto nos córregos Pilão e Pilãozinho, que deságuam no Rio São João. " Portanto, o que a Copanor fez foi coletar o esgoto da cidade e retirá-lo dos córregos, lançando-o em um único ponto provisório, até a liberação, pela Justiça, da área para execução da ETE - Estação de Tratamento de Esgoto.", esclarece a empresa.

A área para a execução da ETE está embargada pelo proprietário, entretanto, a Copanor está ajuizando ação de desapropriação da área e aguardando a sentença Judicial. Assim, após imissão da posse por parte da Justiça, a Copanor iniciará as obras para execução da ETE.

"A ETE é um projeto com reator anaeróbico, filtro biológico e disposição no solo. Desta forma, o esgoto tratado será disposto no solo e não será devolvido ao rio, ou seja, não haverá poluição.", diz a empresa.

 
A tubulação do esgoto passa por cima do rio

Fonte: Radar do Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário