terça-feira, 9 de setembro de 2014

9 de setembro: Dia de quem cuida dos nossos animais.

HOJE É DIA DO MÉDICO VETERINÁRIO


O Conselho Federal de Medicina Veterinária parabeniza os profissionais pelo seu dia.

A ciência conhecida por tratar dos animais, cuida ainda do homem e da natureza.

No dia 9 de setembro, é comemorado o Dia do Médico Veterinário. São 90 mil profissionais da área em atividade por todo país e aproximadamente cinco mil novos médicos chegando ao mercado por ano. A área no Brasil é recordista mundial em número de escolas de Medicina Veterinária. São cerca de 190 instituições.

A ciência vai muito além do atendimento aos bichos. Inspeção de alimentos, desenvolvimento de vacinas e medicamentos, agronegócio e gestão sustentável também são áreas de atuação.

No campo ou na cidade, em clínicas, fazendas ou zoológicos, os veterinários sempre estão presentes. Na considerada medicina veterinária ‘tradicional’, onde fazem o atendimento clínico e cirúrgico, eles se dedicam aos animais de pequeno porte, os chamados bichos animais de companhia (cães e gatos). Porém, são eles também que atendem os de produção (aves, bovinos, equinos, caprinos, ovinos, suínos) e os selvagens (de cativeiro ou de vida livre).

Os Médicos Veterinários estão diretamente ligados a saúde do homem. São eles que inspecionam e avaliam todos os alimentos de origem animal que chegam à mesa do consumidor, além de participarem de atividades ligadas à saúde pública, como estudos e pesquisas de novas vacinas para o tratamento e erradicação de doenças causadas pelos animais.

Para Benedito Fortes de Arruda, presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), quando o Médico Veterinário cuida da saúde do animal, ele está consequentemente cuidando da saúde do homem. “Quando cuida dos animais com qualidade, ele acaba também protegendo os homens. É o gato que será um bom companheiro, o cavalo que irá servir para o tratamento por equoterapia e por aí vai. Ë uma relação direta”.

E a profissão é ainda mais abrangente, englobando outras tantas áreas. A implantação e administração de projetos ecológicos e em reservas naturais é um exemplo de mais uma atividade, assim como o desenvolvimento de técnicas e métodos de aperfeiçoamento genético, alimentação e reprodução.

O meio ambiente também é uma área de atuação. Recentemente, a categoria divulgou, através do Conselho, um compromisso público de médicos veterinários e zootecnistas com a sustentabilidade. Entre os itens, está previsto um trabalho que estimule a sustentabilidade de espécies e ecossistemas; a preservação, proteção e conservação da biodiversidade; o uso sustentável de recursos naturais; o controle de riscos ao ambiente, a educação ambiental e o bem-estar animal.

“Por todo o esforço e dedicação de cada profissional e pelo futuro brilhante que nos espera, parabenizo os Médicos Veterinários do Brasil” – Benedito Fortes de Arruda.

Assessoria de Comunicação CFMV




Parabéns a todos os médicos veterinários! 
Um abraço especial ao Cristiam Costa, médico-veterinário que atua em Berilo, no Médio Jequitinhonha,  nordeste de Minas Gerais. Foi ele quem sugeriu este texto, no facebook.


Médico Veterinario
Por Vilane Souza

Profissionais dedicados
Dos animais muito amigos
Conhecem a sua realidade,
E também quando estão em perigo
Não tem gato ou papagaio
Periquito ou cachorro
Todos são seus pacientes
E tratados como gente
Como amor e afeição
Carinho e muita atenção.

Cuidando dos nossos "bichinhos"
Eles também cuidam de nós
Pois quando os vemos sadios
Ficamos felizes também

É uma profissão linda
E também abençoada
E a sua clientela
É um pouco complicada
Pois não sabem falar
Muito menos escrever
Mas nem por isso eles deixam
De se fazer compreender.

Parabéns veterinários
Pela sua profissão
Pelo o seu dom divino
E a sua dedicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário