quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Escola Leopoldo Pereira, em Araçuai, faz 50 anos de fundação


Festa conta com extensa programação cultural

Foto: Gazeta de AraçuaiEscola Leopoldo Pereira, em Araçuai,  faz 50 anos de fundação
Escola tem atualmente cerca de 800 alunos
Estrutura da escola era de latão. Foi demolida em 1981 e reconstruída em alvenaria
Estrutura da escola era de latão. Foi demolida em 1981 e reconstruída em alvenaria


Do prédio de lata ao concreto. Do mimeógrafo aos computadores. A trajetória da Escola Estadual Leopoldo Pereira, em Araçuai, no Vale do Jequitinhonha, completa 50 anos, e  sua história será revivida com auxilio da comunidade, e por aqueles que adquiriram seus primeiros conhecimentos no “ Grupinho”, como a escola era anteriormente conhecida.


Para marcar a data,   professores, alunos ,  funcionários e direção da Escola, organizam uma extensa agenda regada de atividades culturais, exposição fotográfica, missa solene, desfile cívico e depoimentos em torno da retrospectiva da história de fundação do educandário.


“Todas as pessoas que fizeram parte da instituição e seus familiares podem se considerar convidados. O evento é aberto a todos que passaram por aqui”, diz  a diretora, Marilda Santos Guedes.


A escola, instalada oficialmente em 7 de setembro de 1964,  conta atualmente com 800 alunos do ensino fundamental. Como parte do resgate da memória,  eles estão compondo o hino da escola que atende também alunos indígenas da Aldeia Cinta Vermelha, APAE e EJA- Educação Jovem Adulto.


Parte das comemorações será nas dependências da escola, na rua Benjamim Constant 698. No dia 6 de setembro, os funcionários e professores realizam o Baile de Ouro, no Planalto Tênis Clube.


As comemorações serão encerradas no dia 19 de setembro, quando os alunos participam do desfile em torno dos 143 anos de emancipação de Araçuai.


Confira a programação:


29/08- Lançamento do hino da escola


30.08- Agita Galera, com o tema “A Sáude é ouro em nossa escola”


06.09- Baile de Ouro no Planalto Tênis Clube


15.09-  Alvorada festiva


16.09- Festival Cultural com apresentações artísticas.


17.09- Abertura do museu cultural com exposição de fotografias, depoimentos em vídeos, exposição sobre a história da escola e do professor Leopoldo Pereira


18.09-Retrospectiva 50 anos com apresentação do vídeo “Nossa história contada em imagens” e culto ecumênico.



Quem foi Leopoldo Pereira


Nascido na região de Milho Verde, distrito do Serro, no Vale do Jequitinhonha, Leopoldo da Silva Pereira era intelectual e professor de latim, francês e português.


Casou-se em Araçuai, com Cristina da Cunha Melo com quem teve quatro filhos. “Após ficar viúvo, mudou-se para Belo Horizonte, onde lecionou no Instituto Estadual de Educação”, lembra sua sobrinha, Maria Emília Fulgêncio, professora aposentada. Em 1913 publicou o livro “ O Município de Araçuai”.


Do seu segundo casamento, nasceu Caio Mário da Silva Pereira, filho mais velho de quatro irmãos e um dos mais notáveis civilistas brasileiros, com várias obras publicadas no Brasil e no exterior, entre elas, Instituições de Direito Civil,  um dos clássicos da civilística brasileira.


Leopoldo Pereira foi interventor de Araçuai ( hoje prefeito) na década de 1920. Foi substituído pelo então senador Nuno da Cunha Melo.


Faleceu em Belo Horizonte.

Fonte:Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário