domingo, 20 de julho de 2014

Nas indústrias de calçados de Nova Serrana tem mais de 8 mil trabalhadores do Vale do Jequitinhonha.

Criação de Distrito Industrial em Capelinha e Angelândia pode atrair retorno de trabalhadores e empresários.  
  
Em entrevista ao Blog do Banu, Generoso Adelson Alves Fernandes, conhecido popularmente por Dêga Fernandes, traz informações fundamentais para a compreensão do fenômeno da migração de trabalhadores do Vale para a cidade industrial de Nova Serrana, no Centro Oeste de Minas, a 112 km de BH.  

Dega é natural de Angelândia, no Alto Jequitinhonha, no nordeste de Minas. Ele ocupa o cargo de Gerente Administrativo  do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Calçados Confecções de Roupas Estamparias e similares de Nova Serrana (SITRICANS ).

Foi policial militar por vários anos na região do Vale Jequitinhonha. Também  foi comerciante e servidor público municipal. Participou ativamente do processo de emancipação da antiga Vila dos Anjos, como  Secretário da Comissão de Emancipação do Distrito de Vila dos Anjos, posteriormente  Angelândia. É  graduado em  Administração Pública. Atualmente, estuda Direito.

Dega Fernandes concedeu, por e-mail, a seguinte entrevista ao Blog do Banu.



Faça uma breve descrição sobre Nova Serrana e sua indústria de calçados.

A cidade  de Nova Serrana está localizada na região Centro Oeste de Minas Gerais , Alto São Francisco , as margens da BR - 262 , a 112 quilômetros de Belo Horizonte .
De acordo com o IBGE , até 2013 , dispunha de população estimada em 84 mil habitantes , sendo o seu crescimento demográfico de 8%  ao ano .
É hoje um dos mais desenvolvidos Polos de calçados do país , empregando nada menos que 20 mil trabalhadores diretos e 22 mil indiretos , totalizando cerca de 42 mil trabalhadores.
Nas Indústrias de calçados de Nova Serrana são produzidos cerca de 105 milhões de pares ao ano.
O Polo transformou-se em referência nacional em estudos acadêmicos  , quando se trata de verificar o crescimento da indústria calçadista . Todos os tipos de calçados são produzidos no Polo :masculinos , femininos , infantis , tênis joging , calçados ortopédicos , chuteiras , chinelos , rasteiras e botas .
Hoje a cidade de Nova Serrana, ostenta o titulo de Capital Nacional do Calçado Esportivo.



Nova Serrana tem sido, nos últimos 10 anos, um dos destinos de trabalhadores migrantes do Vale do Jequitinhonha. Qual a estimativa de trabalhadores do Vale nas indústrias de calçados?

Calcula-se que 90% da população e trabalhadores nas indústrias de calçados sejam migrantes.
Estima-se que dos 42 mil trabalhadores do município 20 mil sejam dos Vales do Jequitinhonha , Mucuri e Rio Doce.

Quais municípios do Vale oferecem mais mão-de-obra na cidade?

Calcula-se ainda que cerca de 8 mil trabalhadores são naturais de Angelândia e Capelinha, sendo a maior parte de Angelândia .

Como e quando esta migração começou?

A  migração de trabalhadores, principalmente de Angelândia, ex-Vila dos Anjos,  e Capelinha, no Alto Jequitinhonha, começou há trinta anos atrás. Famílias da região, sem meios para sobrevivência (trabalho , emprego), começaram a deixar a sua terra natal , em busca de um futuro melhor para os seus filhos .

Como os trabalhadores são arregimentados e contratados?

Pessoas que chegavam à Nova Serrana mandavam noticias para os parentes e amigos, falando sobre o boom do emprego imediato para todos e de qualquer idade. E assim,  cada dia mais pessoas foram deixando o Vale .




Qual a média salarial e as condições de trabalho nas indústrias locais?

 A maior parte dos trabalhadores de Nova Serrana é contratada  pelo regime celetista (CLT ) , com carteira assinada , garantindo um salário justo e todos os seus direitos preservados .

A média salarial gira em torno de R$ 900 a R$ 950.

As condições de trabalho são as melhores possíveis, garantindo segurança , intervalo para almoço e lanche , e descanso semanal (sábado e domingo ) remunerado. O Sindicato dos Trabalhadores acompanha de perto para que os direitos garantidos por lei sejam cumpridos .

Há empresários/industriais com origem no Vale?

Em Nova Serrana encontram-se diversos empresários, de origem do Vale Jequitinhonha , principalmente de Capelinha, Angelândia e várias outras cidades circunvizinhas a estas ; não somente nas Indústrias de Calçados, mas também em diversos ramos de atividades comerciais .

Qual o impacto do fluxo de moradores do Vale para Nova Serrana? Na cidade de Capelinha e Angelândia há linhas de transporte coletivo regulares para Nova Serrana, isso acontece de outras cidades da região?

O fluxo de moradores do Vale para Nova Serrana é intenso. Há várias empresas de transporte coletivo que fazem essas viagens, ida e volta, até três vezes por semana  Os donos dessas empresas de linha de transporte coletivo regulares são quase todos de origem do Vale .
O maior fluxo de pessoas que deixam a cidade , para viajarem para o Vale , é geralmente no final de ano , quando a maioria das fábricas paralisam os trabalhos e só retornam após o Carnaval .
A cidade de Nova Serrana , que mais parece uma capital , pelo vai e vem diário de veiculos e pessoas durante o ano , no final de ano , mais parece com uma cidade fantasma , pois o transito de veiculos e a circulação de pessoas , cai cerca de 50% , pois centenas de Ônibus e carros partem rumo a terra natal , levando os trabalhadores .

Como já existe um now-how de empresários/trabalhadores na indústria calçadista, você acredita que um distrito industrial com esta linha de produção poderia obter êxito em Capelinha, Angelândia ou outra cidade do Vale?

A criação de um Distrito Industrial na região do Vale do Jequitinhnha, com incentivos para os Empresários que queiram implantar Industrias , tanto nas cidades de Capelinha , quanto em Angelândia ou outras cidades da região , pode lograr êxito , pois todos os trabalhadores e empresários que moram em Nova Serrana , sonham um dia voltar. Eu acredito que com a implantação do Distrito Industrial , a implantação da UFVJM , muitos terão interesses.O
progresso do Vale irá alavancar o desenvolvimento educacional e sustentável para todos .

Acrescente outras informações que você acreditar ser interessante.

Na minha opinião , tem que haver boa vontade dos Gestores Públicos , municipais , estaduais e  federais , tanto para a implantação da UFVJM , quanto para a implantação do Distrito Industrial , pois os nossos jovens , todos os dias, deixam a região em busca de trabalho e estudos, e sonham um dia voltar para a sua terra natal .

O meu lema é: a melhor cidade do mundo é a minha , a melhor casa da minha cidade é a minha , porque aquela casa é onde abriga a minha familia  , e aquela cidade é a minha terra natal :
Mas não só de sonhos a gente vive , temos que ser real ; tenho que trabalhar , estudar e cumprir os meus deveres , e para isso tenho que encontrar nesses lugares ; do contrario , mesmo com o coração apertado , terei que bater asas e voar alto â procura do  do meu objetivo .

Eu sou Gerente Administrativo de um Sindicato, que representa quase quarenta mil trabalhadores, em Nova Serrana. Tanto eu quanto o Presidente somos naturais de Angelândia. Pretendemos instalar, em Angelândia ou Capelinha , uma extensão de Base desse Sindicato  , para dar suporte aos futuros trabalhadores nas Industrias de Calçados , que se instalarão na região .
Dega Fernandes, na foto acima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário