quarta-feira, 2 de julho de 2014

Minas Novas: empresa anuncia exploração bilionária de minério de ferro

 ÁREA EXPLORADA SERÁ DE 1.070 Km², entre Minas Novas e Capelinha.



Projeto prevê construção de ramal ferroviário de 160 km até Montes Claros.

Foi divulgado pela empresa Cleveland Mining, responsável pela exploração de minério de ferro em Minas Novas-MG, Vale do Jequitinhonha, em parceria com a BC Iron, a exploração de aproximadamente 1.070 Km² de minério de ferro, com teores entre 50% e 66% de ferro. O investimento inicial de Minas Novas não foi divulgado. Mas já se sabe que o investimento começará ainda em 2014. Todo o projeto, que inclui outras cidades no Brasil e na austrália terá investimento inicial de US$20 milhões de dólares.

Projeto Minas Novas-MG. Foto: Divulgação Cleveland Minig
O Blog do Jequi já havia anunciado em 2012 o estudo que indicava 750 milhões de toneladas de minério de ferro no município. No que respeita ao Projeto Minas Novas, as possíveis alternativas incluem a construção de um ramal ferroviário de 160 km para escoar a exploração até Montes Claros-MG ou mesmo um mineroduto de 300 km de extensão até o novo Porto de São Mateus-ES. Outra alternativa é a construção de mineroduto de 400 km até o novo Porto de Ilhéus-BA, segundo publicação da empresa responsável. A construção de uma ferrovia de aproximadamente 350 km de extensão até o novo Porto de São Mateus (ES) também é estudada.

Projeto Minas Novas

· 1.070 km2 de área no Norte de Minas Gerais.
· Anomalias aeromagnéticos fortes aparecem devido faixas de rochas magnetita-hematita, aparentemente dentro de uma seqüência sedimentar clástica (arenitos / siltitos)
· Sem exploração anterior de Fe
· 6 anomalias adjacentes com potencial combinado de cerca de 3 bilhões de toneladas.
· Nova ferrovia acesso previsto a 50 km do projeto

A mineradora vai utilizar o montante com sondagens, licenças ambientais, atividades de exploração, estradas de acesso e custos de exploração no Brasil e na Austrália. A BC Iron e a Cleveland Mining formalizaram, em setembro do ano passado, o processo de aquisição em etapas (earn-in) dos três projetos que pertenciam à Bahia Mineral Exploration (Bahmex).

“O semestre foi ótimo para a BC Iron. Nós registramos recordes na exportação que, combinados com o contínuo fortalecimento do preço do minério de ferro e com o nosso enfoque no controle de custos, refletiram em receitas nunca antes registradas, em fluxo de caixa e em lucros”, disse Morgan Ball, diretor administrativo da mineradora.

O projeto Minas Novas, em Minas Gerais, cobre 1064 km² e apresenta teores entre 50% e 66% de ferro.

Blog do Jequi entrou em contato com as empresas BC Iron e a Cleveland Mining para saber mais detalhes do projeto, mas ambas não responderam a nossa reportagem.

Fonte: Blog do Jequi

Nenhum comentário:

Postar um comentário