quarta-feira, 18 de junho de 2014

Vereador do Vale abre mão de seus salários para investir em projetos sociais.

Casa do Estudante já beneficiou diretamente cerca de 100 jovens universitários.
O vereador Jean Freire entre alguns estudantes beneficiados pelo projeto. Na foto, à direita, o professor Otacílio, coordenador da Casa do Estudante.

O vereador Jean Freire (PT), de Itaobim, no Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas, decidiu investir em projetos sociais os proventos que recebe pelas atividades legislativas. Isso acontece desde 2005, quando assumiu pela primeira vez a cadeira de vereador. Ele está no terceiro mandato, tendo a postura de nunca votar em aumentos salariais para vereadores, nem usar diárias ou outras verbas públicas a que teria direito.

O vereador mantém a Casa do Estudante, projeto social que oferece moradia estudantil e ambiente de formação social e cultural dos jovens que cursam faculdade, mas têm dificuldades de manter despesas de alojamento, alimentação, transportes e material didático/escolar. Atualmente, o projeto mantém duas casas alugadas em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, nordeste de Minas, com 25 estudantes. Jean Freire pretende ampliar o projeto devido à grande demanda.  Muitos jovens têm desistido dos cursos universitários em Teófilo Otoni e Diamantina devido aos altos custos de manutenção.   
  

Jean Freire conta que se formou em medicina lutando com muitas dificuldades por ser filho de trabalhadores rurais, em uma família de 9 filhos. Seus pais moravam na comunidade rural de Olhos  D´Água, em Coronel Murta, no Médio Jequitinhonha, a 42 km de Araçuaí. Decidiram mudar para a cidade para educar os filhos. Com a família estabelecida em Itaobim, Jean começou a trabalhar ainda adolescente, tendo sua primeira carteira de trabalho assinada aos 14 anos, como porteiro do Hospital de Itaobim, e, depois, aos 16, como atendente de enfermagem. Hoje, com 42 anos, ele atua como médico clínico e cirurgião geral nos Hospitais de Itaobim, Araçuaí, Pedra Azul e Almenara,no Baixo e Médio Jequitinhonha, no nordeste de Minas. 

Com ajuda de amigos, pessoas da igreja e outras solidárias conseguiu se tornar médico. Após formar-se retornou a Itaobim para cumprir o compromisso feito àqueles que contribuíram em sua formação: voltaria ao Vale e ajudaria outros jovens a se formarem como cidadãos, na formação escolar e profissional. “Procuro devolver à sociedade aquilo que fizeram comigo”, disse ele.

Desde 2005, são mais de 100 jovens que se formaram em algum curso universitário com o apoio da Casa do Estudante. Os estudantes são selecionados, utilizando o critério de baixa renda familiar. O beneficiário do projeto tem o compromisso de manter um bom rendimento escolar e participar de ações de formação de cidadania na periferia de Teófilo Otoni e em pequenas cidades do Vale do Jequitinhonha e Mucuri. Além disso, depois de se formarem devem contribuir com a formação cidadã, escolar e profissional de outros jovens. 

Agregado ao Casa do estudante há o projeto "Cinema no Lençol" em que os estudantes projetam filmes educativos em pequenas comunidades e promovem debates sobre o tema do filme. Outro projeto é a "Biblioteca Itinerante" em que exemplares de literatura são deixados em locais públicos com o recado: “Leia e passe para a frente. Ajude na formação da boa leitura”.


O médico e vereador Jean Freire acredita que quem sentiu na pele as dificuldades para estudar sabe da necessidade da assistência estudantil, principalmente em regiões como o Vale do Jequitinhonha e Mucuri. 

Ele cobra a efetiva execução do Plano Nacional de Assistência Estudantil do Ministério da Educação, de 2007, que não tem sido prioridade nas gestões de Universidades e Institutos Federais. "A ocupação da Moradia Estudantil da UFVJM é um exemplo", afirma o vereador, fazendo alusão ao movimento estudantil que ocupou, no dia 31.05, um prédio da Universidade, em Diamantina, exigindo o término das obras e o consequente alojamento dos estudantes de baixa renda. Jean apoia os estudantes e faz gestão junto ao MEC para apressar a conclusão das obras.

Jean Freire acredita que o projeto Casa do Estudante é um paliativo, pois atende apenas uma parcela dos estudantes necessitados. Ele propõe que a Assistência Estudantil se transforme em politica pública estadual para que todos os estudantes de baixa renda sejam beneficiados. Sejam eles de Universidades públicas e privadas, estaduais e federais, de Institutos Federais e beneficiários do PROUNI, todos devem ser beneficiados efetivamente para permanecerem matriculados nas faculdades e se formarem. 

Jean chama a atenção para o fato que "há Faculdades com mais de 30% de evasão de estudantes de baixa renda que não conseguem manter despesas de alimentação, alojamento e transporte fora de sua cidade". E acrescenta: ”O Estado de Minas Gerais deveria ter uma política pública de assistência estudantil, complementar à federal”, concluiu.

Várias lideranças do Vale  do Jequitinhonha lutam para eleger o médico Jean Freire como deputado estadual, se transformando no legítimo representante do povo que vive e luta na região.  Jean aceitou o desafio e é pré-candidato a deputado estadual, pelo Partido dos Trabalhadores, nas eleições de outubro de 2014.

Um comentário:

messias disse...

Homens com "H" maiúsculo, um ser humano de verdade!

Postar um comentário