terça-feira, 8 de abril de 2014

Praça de Joaíma inspirou composição musical de sucesso nacional.

Praça no centro de Joaíma inspirou Carlos Imperial a compor a música A Praça, grande sucesso nacional, em 1967.

Praça Olinto Martins, no centro de Joaíma, no Baixo Jequitinhonha, virou tema musical que ficou na história da Música Popular Brasileira. 

Muita gente não sabe, mas foi uma Praça da cidade de Joaíma, no Baixo Jequitinhonha, nordeste de Minas, que inspirou o compositor Carlos Imperial a compor a música A Praça, gravada pelo cantor Ronnie Von, em 1967, grande sucesso musical, no final da década de 60.

Há 47 anos, esta música é cantada por milhões de brasileiros, tendo ficado no imaginário da geração dos anos 60 e passada de pai para filho, como uma das canções mais românticas da MPB - Música Popular Brasileira, com um arranjo de bandinhas do interior. 

É também uma das músicas mais tocadas por bandas de músicas, formada por instrumentos de sopro como piston, trombone, flauta, saxofone, bombardino, baixo tuba e uma bateria com tarol, bumbo e prato para marcar o ritmo musical.  

Por muito tempo, esta música virou trilha sonora de abertura do Programa de TV A Praça é Nossa, do SBT. 

Tadeu Martins, professor, poeta, compositor, cordelista e contador de causos, da cidade de Itaobim, no Médio Jequitinhonha, resgata esta história. E registra também, de passagem, a origem do cantor e compositor da jovem guarda, Eduardo Araújo, da mesma cidade de Joaíma.

Confiram no video abaixo:

Em 1967 o compositor Carlos Imperial estava em Joaíma, na casa do seu amigo Eduardo Araújo. Lá, sentado em um banco da Praça principal de Joaíma, ele compôs ...
YOUTUBE.COM|POR TADEUMARTINS2604



A Praça
Composição: Carlos Imperial
Gravação: Ronnie Von
Hoje eu acordei 
Com saudades de você 
Beijei aquela foto 
Que você me ofertou 
Sentei naquele banco 
Da pracinha só porque 
Foi lá que começou 
O nosso amor... 

Senti que os passarinhos 
Todos me reconheceram 
E eles entenderam 
Toda minha solidão 
Ficaram tão tristonhos 
E até emudeceram 
Aí então eu fiz esta canção... 

A mesma praça, o mesmo banco 
As mesmas flores, o mesmo jardim 
Tudo é igual, mas estou triste 
Porque não tenho você 
Perto de mim... 

Beijei aquela árvore 
Tão linda onde eu 
Com o meu canivete 
Um coração eu desenhei 
Escrevi no coração 
Meu nome junto ao seu 
Ser seu grande amor 
Então jurei... 

O guarda ainda é o mesmo 
Que um dia me pegou 
Roubando uma rosa amarela 
Prá você 
Ainda tem balanço 
Tem gangorra meu amor 
Crianças que não param 
De correr... 

A mesma praça, o mesmo banco 
As mesmas flores, o mesmo jardim 
Tudo é igual, mas estou triste 
Porque não tenho você 
Perto de mim... 

Aquele bom velhinho 
Pipoqueiro foi quem viu 
Quando envergonhado 
De namoro eu lhe falei 
Ainda é o mesmo sorveteiro 
Que assistiu 
Ao primeiro beijo 
Que eu lhe dei... 

A gente vai crescendo 
Vai crescendo 
E o tempo passa 
E nunca esquece a felicidade 
Que encontrou 
Sempre eu vou lembrar 
Do nosso banco lá da praça 
Foi lá que começou 
O nosso amor... 

A mesma praça, o mesmo banco 
As mesmas flores, o mesmo jardim 
Tudo é igual, mas estou triste 
Porque não tenho você 
Perto de mim...(2x) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário