quarta-feira, 9 de abril de 2014

Circo de Solesado: Cultura de resistência de cara pintada

Grupo circense de Pedra Azul mantém viva a imagem do Palhaço tradicional


Por onde passa, a turma do Circo de Solesado arranca sorrisos e aplausos do público presente. Com brincadeiras de picadeiro, Malabarismo, acrobacias em solo, equilisbrismo, pirofagia e contorcionismo, os palhaços da Cia. de Teatro Artvale já começam escrever seu nome na história da Arte Circense do Vale do Jequitinhonha. Mas para chegar até aqui o caminho não foi fácil!
    O Circo de Solesado nasceu no ano de 2009, quando em plena pandemia da Gripe Suína a trupe do Artvale resolveu lançar a campanha "Espirre Alegria". O projeto baseava - se em conscientizar os alunos da Rede Pública de ensino Municipal sobre os riscos desta temida doença, bem como as formas de transmissão e as formas de prevenção. Não demorou muito e os palhaços Espoleta (que já havia feito parte de dois grupos de Arte Circense), Pirulito, Amendoin (que mais tarde virou "Polegar"), Peroba, Perobinha, Patusckada e Melexé, caíram no gosto da criançada.
    Com o sucesso da Campanha, a turma resolveu investir no espetáculo e no mês de Setembro daquele mesmo ano, lançou o "Teatro na Praça", evento que levou para os espaços públicos toda a alegria da arte circense. De lá para cá já foram muitas as apresentações e espetáculos.
    Atualmente, o grupo é formado pelos palhaços Espoleta (que permanece desde a formação inicial), Pururuca, Farofa e Carretel, respectivamente representados por William Nascimento, Natália Ferreira, Mateus Damasceno e Guilherme Tejada, além da participação de Paulo Everton Campos. Além de espetáculos circenses, A trupe desenvolve trabalhos beneficentes em entidades, associações e escolas
 O nome "Solesado".
   Além da alegria dos palhaços, outro fato que chama atenção na Trupe, é o nome Solesado. O nome nasceu da brincadeira de Roberto Cardoso, na época presidente do CEDEDICA - VALE (ONG que apoia a CIA ARTVALE), . O fato deu -se da seguinte forma: Inicialmente a turma se reunia na sede do CEDEDICA- VALE para treinar acrobacias em solo. o Treinamento era feito com saltos sobre cadeiras de plásticos, e os componentes chegavam a saltar 13 cadeiras empilhadas. Em um dia de ensaio, Roberto se deparou com a cena inusitada e batizou a turma de "Circo de Solesado", em alusão ao Cirque de Soleil e o trocadilho da expressão "Só Lesado" fazendo referência as cenas protagonizadas pela trupe.
    Apesar de nascer duma simples brincadeira, a turma levou o nome a sério e aperfeiçoaram as formas de treinamentos.
Conheça o trabalho Site da Companhia Página no Facebook.

Fonte: http://www.pedraazul-mg.com/2013/10/circo-de-solesado-cultura-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário