terça-feira, 31 de maio de 2011

A bagunça se instalou na política mineira

A bagunça se instalou na política mineira Tudo começou com a saída de Aécio Neves do governo e o fim do namoro deste com Lula.
A partir daí, oposição (em especial, PT-PMDB-PCdoB) afiaram as garras e a situação (em especial, PSDB) começou a se defender.

Trata-se de um aprendizado para as duas partes que por muito tempo não se atacaram de fato. Antes, andaram como siri em termos políticos.
Vejamos, então, o resultado inicial deste aprendizado:

1) Assim que foi anunciado o problema de saúde do senador Itamar Franco, os olhos se voltaram para o Zezé Perrella, seu possível sucessor. A notícia de ontem é que o Ministério Público, através da Promotoria do Patrimônio Público, abriu inquérito para apurar a evolução patrimonial do presidente do Cruzeiro. Zezé Perrella teria adquirido uma fazenda avaliada em 60 milhões de reais em Morada Nova de Minas quando ainda era deputado estadual;

2) A bancada oposicionista na Assembléia Legislativa denunciou que vários ex-prefeitos e ex-vereadores do PSDB foram terceirizados pela CEMIG em ano eleitoral para dirigir o programa Energia Inteligente, do governo estadual, o que poderia uso político de recurso público. Hoje, o deputado tucano João Leite denucnia que 13 petistas também estão inseridos nesta "política";

3) Parte das lideranças do PT municipal, liderados pelo vice-Prefeito Roberto Carvalho, articulam o lançamento de candidatura própria às eleições municipais de Belo Horizonte no próximo ano. Este blog divulgou, ontem, email que estão enviando para petistas da capital. A reação foi ligeira.

O presidente estadual do PT mineiro, deputado Reginaldo Lopes (já perceberam como as legendas são comandadas por deputados?) retrucou, ontem mesmo, afirmando que a decisão não está reservada apenas ao diretório municipal.

Ocorre que recentemente José Dirceu esteve em BH e falou em alto e bom som que o PT vai apoiar a reeleição de Marcio Lacerda.

Vejam a foto publicada na edição desta terça-feira no jornal Hoje em Dia em que Reginaldo e Roberto Carvalho se "confraternizam".

Dá para perceber o sorriso aberto e sincero dos dois?


Publicado pelo cientista político Rudá Ricci, no Blog De esquerda em Esquerda.

Audiência Pública sobre Migração e Mecanização do Corte de Cana movimenta lideranças regionais


Audiência Pública sobre Migração e Mecanização do Corte de Cana movimenta lideranças do Vale

Investimentos na agricultura familiar pode ser solução como geração de renda A questão da migração de trabalhadores para o corte de cana e outras ativiades movimentaram mais de 100 lideranças do Vale do Jequitinhonha. Em uma Audiência Pública rica em depoimentos, apontamentos dos problemas e alternativas de soluções o tema foi colocado definitivamente na pauta de discussões dos governos federal, estadual, municipais, das entidades de trabalhadores, da UFVJM, das comunidades rurais e yrbanas, e cidadãos em geral.

O evento aconteceu nesta segunda-feira, 30.05, no teatro do Colégio Nazareth, na cidade de Araçuaí, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas, numa iniciativa da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, através de suas Comissões de Participação Popular e do Trabalho.

A mecanização do campo foi o tema que puxou o debate, mas a polêmica levantada foi em torno do tipo de desenvolvimento que vem sendo implantado no Vale, que é excludente e expulsora de mão-de-obra, e a modalidade de políticas públicas implantadas pelos governos federal, estadual e municipais.

Alguns depoimentos tentaram partidarizar o debate com acusações aos governos FHC, Lula e Aécio Neves. A constatação final é que as responsabilidades cabem a todos os níveis de governos e da própria sociedade.
Dois grande projetos ( Barragem de Irapé e Reflorestamento com eucalipto) foram pinçados como exemplos de fracassos em termo de benefícios para as populações mais pobres. Estes projetos foram vendidos à região como redentores mas geraram expulsão da terra, destruição do meio ambiente e concentração de riqueza.

Vários depoimentos constataram que o corte de cana é uma atividade assalariada semi-escrava, que suga a saúde do trabalhador em 5 ou 6 anos, gerando problemas de coluna, depressão em quem vai e em quem fica; desagrega a família com a migração dos filhos homens e dos pais. Porém, foi realçado o fato do esquentamento das economias locais.

Segundo o vice-prefeito de Chapada do Norte, Paulo Egídio Figueiredo, o Paulinho da Cachoeira, cada trabalhador traz no fim de ano, como poupança, em torno de R$ 6 mil. Isto significa investimentos de cerca de R$ 300 milhões no movimento econômico, pois calcula-se que 50 mil trabalhadores migram anualmente, variando o período de 3 a 9 meses. As soluções apontadas foram diversificadas: articulação entre os governos com a implantação de políticas de desenvolvimento voltadas para os pequenos empreendedores; adoção de um programa de fortalecimento da agricultura familiar; implantação e incremento à educação e formação técnica; programas estruturantes de cadeias produtivas de fruticultura, mandioca, cachaça de alambique, turismo, mel, incentivo ao artesanato, entre outras. Mais uma vez, foram destacadas a necessidade de infra-estrutura como a pavimentação da BR 367, a implantação de campus da UFVJM entre Minas Novas/Capelinha, Araçuaí/Itaobim e Almenara.

No final, os deputados estaduais André Quintão e Luiz Henrique Santiago concluíram que as propostas apresentadas serão encaminhadas aos governos estadual e federal, devendo ser articulados e integrados movimentos de resoluções dos problemas e alternativas de soluções. André afirmou que é importante que a sociedade continue mobilizada e atenta ao problema para fazer cumprir a concretização das soluções apontadas. Estiveram presentes na Audiência Pública representantes de 12 municípios, sendo 7 prefeitos, 2 vice-prefeitos, 10 vereadores, 3 deputados estaduais, técnicos do IDENE e Secretaria de Trabalho, representantes da FETAEMG, de 8 Sindicatos de Trabalhadores Rurais, técnicos, 2 professores da UFVJM, 5 representantes das Pastorais da Terra e do Migrante, trabalhadores rurais e técnicos de serviços públicos.

Festival de lazer movimenta praia de Almenara



Festival de lazer movimenta praia de Almenara
Estudantes e professores realizam projeto "Brincando, Educando e Dançando"
No último domingo, 29.05, os alunos e professores do curso de Educação Física da Faculdade Alfa de Almenara, no Baixo Jequitinhonha, nordeste de Minas, realizaram com muito sucesso o projeto "Brincando, Educando e Dançando(Festival de Lazer)".
O evento foi realizado às margens do rio Jequitinhonha,na Praia da Saudade. Contou com um grande público, e despertou na sociedade almenarense a importância de utilizar a praia fluvial como ambiente de preservação, lazer e atividade física. Todas as modalidades previstas para o evento foram desenvolvidas com a participação do público.
Ocorreram oficinas de atividades esportivas alternativas, campeonatos de dança e competições esportivas. Os campeões foram premiados pelos seus feitos e vitorias.



“Gostei muito do evento, pois trouxe para Almenara demonstrações de algumas modalidades esportivas que não conhecia (slackline e tchoukball, badminton), e o público pode explorar bastante praia, que a meu ver está esquecida", atesta Delzilane P. Santos.
Também segundo Marcos A. Moreira, "o evento foi muito bom para a cidade, e poderia ser feito mais vezes, com isso movimentaria parte da sociedade e incentivaria a prática de exercício físico. A iniciativa foi do professor Gilberto em levar o público de Almenara para a prática de atividades físicas (dança ou esportes) e também ter a oportunidade de conhecer outras modalidades jogadas e desenvolvidas em ambiente de praia. O destque foi o empenho dos alunos do curso deEducação Física, dos professores Gilberto e Jannerson (Joe), além de todos os patrocinadores e colaboradores deste evento: O projeto teve o apoio da Prefeitura de Almenara, Secretaria Municipal de Obras, do
http://www.diáriodojequi.com.br/ - Leo Rocha , Sacolão Sacola Cheia, da Policia Militar, da Gás Lopes, Academia Movimento e Ação, Nina Shoes, Bliz da Moda, Atitude, Loja A a Z, Destaque Cosméticos, Paraíso dos Doces , Jamila Calçados, Sapataria Marinho 3, Associação de Capoeira Arte e Mandinga – Grupo EsporãPR, Professor Julio Pinto ( Dui).


Fonte: Diário do Jequi

Festa do Rosário dos Homens Pretos de Minas Novas

Festa do Rosário dos Homens Pretos de Minas Novas

"Pro Rosário, vamo simbora! Tamborzeiros, vamo simbora!"


01 a 25 de junho, em Minas Novas, Alto do Jequitinhonha, nordeste de Minas.

Itaobim 50 anos

Itaobim 50 anos Foi empossada no dia 20, em solenidade presidida pelo Prefeito Municipal João Pereira, a comissão "Itaobim 50 anos", que tem como objetivo elaborar e acompanhar a programação de comemorações dos cinquenta anos da emancipação política da cidade.

Por indicação do Pró-Reitor de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais, a comissão terá como representantes da UFMG, a Pró-Reitora Adjunta de Extensão, Maria das Dores Pimentel Nogueira e o professor do Departamento de Comunicação Social, Márcio Simeone Henriques.


Entre os eventos das comemorações estão previstos o Fórum da Mulher do Jequitinhonha 2012 e o 30° Festivale.

Com informações do Polo Jequitinhonha/UFMG

Pedra Azul realiza oficina sobre integração entre Vigilância Sanitária

Pedra Azul realiza oficina sobre integração entre Vigilância Sanitária A Vigilância Sanitária (VISA) e a Regulação da Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul realizaram no dia 26 de maio, uma oficina sobre a importância do cadastro das informações no Sistema de Cadastros de Estabelecimentos de Saúde (SCNES). O objetivo da oficina foi buscar integrar as ações da VISA e da regulação com relação ao SCNES, para que as informações do sistema sejam mais confiáveis e fidedignas.

Estiveram presentes no evento técnicos do SCNES, coordenadores da VISA e da regulação,
digitadores, fiscais, enfermeiros e farmacêuticos dos municípios de Almenara, Cachoeira de Pajeú, Comercinho, Divisópolis, Itaobim, Itinga, Jacinto, Jequitinhonha, Joaíma, Mata Verde, Monte Formoso, Palmópolis, Ponto dos Volantes, Rio do Prado, Salto da Divisa, Santa Maria do Salto e Santo Antônio do Jacinto.

A autoridade sanitária e referência técnica da VISA da GRS Pedra Azul, Renata Alves, explicou de que forma os técnicos municipais podem contribuir para regularizar o banco de dados do SCNES. “Quando a VISA municipal for realizar a inspeção sanitária, ela deverá verificar as instalações físicas, serviços de saúde ofertados, equipamentos e leitos hospitalares existentes, para serem cadastrados no SCNES ou corrigir irregularidades no cadastro”, disse.

Segundo Alves, a falta de conhecimento dos profissionais, a carência de ferramentas para monitoramento das ações municipais e o fato de que as ações estão sendo realizadas de forma desarticuladas, são alguns fatores que tem contribuído para que a participação da VISA no SCNES não seja efetiva. Para que esse problema possa ser superado, Alves aponta que é necessário haver um trabalho contínuo, intersetorial, com ações integradas entre a VISA e a Regulação.



“A vigilância sanitária está realizando as inspeções de rotina, mas os profissionais ainda não estão repassando essas informações para a regulação. Isso significa que as informações sobre os estabelecimentos de saúde não estão sendo cadastradas, como deveriam, no SCNES e isso acaba gerando dados incorretos. A partir de agora, contudo, esperamos que os profissionais da VISA possam se conscientizar e repassar as informações ao setor de regulação que irá fazer o cadastro no SCNES”.

Já a referência técnica do CNES da GRS Pedra Azul, Valdívia Moreira, apresentou a Ficha de Cadastro de Estabelecimentos de Saúde (FCES) e como deve ser o fluxo de informações para alterar os dados no SCNES.


“As alterações nos dados do SCNES são realizados pela Secretaria Municipal de Saúde e pela GRS. É importante ressaltar que o município é integralmente responsável pelo envio dos dados de gestão municipal ao Ministério da Saúde e de que a Regulação da GRS é responsável pelos dados de gestão estadual. Portanto, é necessário que tanto o município quanto a GRS faça a sua parte e cadastre todas as informações no SCNES, porque o Ministério da Saúde só considera como válidos os dados que são informados ao sistema”, alertou.

Allan Campos, da Secretaria Estadual da Saúde.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Galo é 100% no Brasileirão, Cruzeiro empata e América perde

Galo é 100% no Brasileirão, Cruzeiro empata e América perde
O Atlético mineiro obteve no final de semana a segunda vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro, ocupando o 1º lugar na tabela. Com o aproveitamento de 100%, o Galo venceu o Avaí por 3 a 1, no sábado, dia 28 de maio, com três gols de zagueiros. Foram dois de Leonardo Silva e um de Réver.
E ontem, domingo, dia 29, o Cruzeiro empatou com o Palmeiras em 1 a 1. O atacante Anselmo Ramon foi quem fez o gol do Cruzeiro, enquanto que o América mineiro perdeu para o Vasco por 3 a 0, ontem.
O Atlético mineiro e o Vasco lideram com 6 pontos. O América tem 3 pontos e o Cruzeiro acumula um ponto em 6 já disputados.

Rede em Ação – Voluntários atende a comunidade da Maliça em Almenara

Rede em Ação – Voluntários atende a comunidade da Maliça em Almenara
Na manhã de 30.05, a Polícia Militar, Prefeitura e SESC LACES realizaram mais um REDE EM AÇÃO em Almenara, no Vale do Jequitinhonha. O evento aconteceu na Comunidade Córrego do Meio (Maliça), a 54km da cidade.

Durante o evento foram disponibilizados diversos serviços pelas instituições públicas e privadas parceiras do projeto. Cerca de 350 pessoas foram beneficiadas.Dentre os atendimentos realizados, destacam-se: 47 atendimentos médicos, sendo: 20 ortopédicos realizados voluntariamente pelo Dr Aloísio através da Secretaria Municipal de Saúde e 27 atendimentos cardiológicos pela Polícia Militar; 20 atendimentos de planejamento familiar, 52 aferições de pressão arterial, 10 vacinações, 6 pré-natais, 6 exames preventivos e 6 atendimentos para o Bolsa Família.Estes últimos também realizados pela Secretaria Municipal de Saúde e universitários de enfermagem da Faculdade ALFA; 27 atendimentos fisioterápicos disponibilizados gratuitamente pela Dr Nilda Scheffer da Clínica Home Care; 32 atendimentos pelo INSS; confecção de 11 Carteiras de Trabalhos confeccionadas pela SEDESE; 200 dicas PM distribuídas pela Policia Militar de Meio Ambiente e plantio de 4 mudas de Ipê pela Comissão de Proteção ao Meio Ambiente; 25 Carteiras de Identidade (RG) confeccionadas pela Polícia Civil; 16 fotos 3X4 tiradas gratuitamente pela Policia Militar; 14 Cadastros de Pessoa Física (CPF) confeccionados pela Caixa Econômica Federal; 58 cabelos cortados e escovados e 13 atendimentos de manicure realizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social; e diversas recreações infantis ofertadas pelo SESC LACES Almenara.Além dos serviços ofertados, foi apresentada uma peça teatral e musical de Combate à Exploração Sexual Infantil realizada por universitárias do curso de Serviço Social da Unipac.

Fonte: www.mundonoticias.com.br

Vozes do Vale Projeto de comuicação é premiado na etapa regional do Expocom

Vozes do Vale
Projeto de comunicação do Vale é premiado na etapa regional do Expocom


Apresentação do bolsista Phellipy no Expocom

O Projeto Vozes do Vale, que integra o Programa Polo de Integração da UFMG no Jequitinhonha foi premiado na etapa regional sudeste da 28ª edição do Expocom. O evento aconteceu em São Paulo, na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP, entre os dias 12 e 14 de maio.

O Vozes do Vale concorreu na categoria Cinema e Audiovisual, na modalidade: Programa Laboratorial de Rádio, com o trabalho As Vozes do Vale: do podcasting ao broadcasting.

"Na apresentação, falamos um pouco sobre a região do Vale do Jequitinhonha, a atuação do Polo e as especificidades do Vozes. Apresentamos também a metodologia das oficinas e os resultados de 2010: oficinas em 8 cidades, com 127 jovens participantes e 43 podcasts produzidos", conta o bolsista Phellipy Jácome.


Como prêmio, o projeto concorrerá a etapa nacional do Expocom, que acontecerá entre 02 e 06 de setembro, na Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP, em Recife.
"O trabalho foi elogiado na etapa regional, o que nos deixa confiantes para a nacional. Além disso, o Vozes do Vale é um projeto bem consistente, que contempla um grande universo de atividades que vão da extensão à pesquisa, passando por instrumentos pedagógicos", ressalta Phellipy.

As oficinas foram realizadas nas cidades de Araçuaí, Berilo, Itaobim, Itinga, Jequitinhonha, Medina, Padre Paraíso e Virgem da Lapa, no Médio Jequitinhonha.


Com informações do Polo Jequitinhonha/ UFMG

"Sonho meu", com andu e mandioca, vence Comida de Buteko

"Sonho meu", com andu e mandioca, vence Comida de Buteko O Comida de Butecko é um concurso de tira-gosto famoso em todo o Brasil. É realizado há anos em Belo Horizonte. Em 2011, mais de 50 Butekos concorreram, com comidas com ingredientes do Vale do Jequitinhonha e norte de Minas.


Foram criados os mais diferentes pratos com andu, pequi, costelinha, carne de sol, mentiga de garrafa, berdoegua, buriti, mandioca, peixes do rios São Francisco e Jequitinhonha.


Veja a receita do melhor tira-gosto do Concurso gastronômico de BH

Aprenda a preparar o Sonho Meu do Bar do Zezé, receita vencedora do Comida di Buteco 2011 de Belo Horizonte.

Sonho Meu
Ingredientes:
- 1 Kg Músculo
- 500 gr Feijão Andu
- 1 Tomate médio sem sementes e em cubos
- 1 Cebola média cortada em cubos
- 200 gr Lingüiça calabresa em rodelas
- 200 gr Bacon
- 1 colher (sopa) alho e sal
- 1 colher (sopa) Colorau
- Óleo
- 1 Kg Mandioca amarela
- 1 colher (sopa) Manteiga de garrafa
- 1 colher (café) sal
- Pimentões verde, vermelho e amarelo picados em tiras
- Cheiro verde e pimenta biquinho a gosto
- 2 colheres de maionese

Modo de fazer:
Corte a carne em cubos e tempere com alho e sal. Refogue a carne com um fio de óleo e o colorau e cozinhe na pressão por 20 minutos.

Cozinhar o feijão andu com a linguiça calabresa em rodelas de 15 a 20 minutos; depois de cozido escorra o caldo e reserve.

Frite o bacon, a cebola, acrescente o tomate em cubos, os pimentões e em seguida o feijão com a linguiça calabresa; depois de refogados junte-os à carne já cozida.

Mandioca
Cozinhe a mandioca com 1 colher (café) de sal até quase desmanchar; acrescente a manteiga de garrafa e a maionese.

Monte o prato e enfeite com cheiro verde e a pimenta biquinho.

Crédito da foto: Beto Eterovick

Concurso de Redação mostra a Inconfidência no Vale


Concurso de redação sobre o ciclo do ouro
Cidades do Vale do Jequitinhonha como Diamantina, Serro, Couto Magalhães, Grão Mogol, Minas Novas, Chapada do Norte e Berilo tem muito o que contar
Com a alegre, contagiante e ruidosa participação de quase 3 mil jovens, foi lançado, no dia 17.05, no hall da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o concurso “Eu, minha cidade e os 300 anos do Ciclo do Ouro em Minas”, uma parceria com a com a Secretaria de Estado da Educação. Participaram do evento, realizado no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, o Hall das Bandeiras, 2,6 mil alunos de Belo Horizonte e Região Metropolitana e 250 trabalhadores mirins da ALMG. O lançamento foi coroado com o show do cantor mineiro Wilson Sideral, que eletrizou a plateia juvenil.

Dirigido a estudantes regulares dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas de Minas Gerais, o concurso homenageia o tricentenário de Ouro Preto, Mariana e Sabará.

O deputado Dinis Pinheiro, presidente da ALMG, ressaltou que a Assembleia, em momentos relevantes, sempre chamou os jovens a colocarem suas opiniões, citando o Expresso Cidadania, projeto que ganhou repercussão no País ao percorrer o Estado estimulando o voto entre estudantes de 16 e 17 anos.


Ele evocou os participantes a mergulharem na “gloriosa história de Minas” para conhecer mais profundamente o passado. “A história está aí para ser estudada por cada um de vocês e o futuro nos convoca”, incentivou. Para ele, é com o apoio dos jovens que se pode construir o Estado “que sonhamos e desejamos”.

A secretária Ana Lúcia Gazzola considerou que o concurso é grande uma oportunidade para que os jovens talentosos reflitam sobre a importância de cada cidade mineira no ciclo do ouro, à luz da realidade atual. “É um estímulo à formação de valores, ao reconhecimento de nossa história como base para a construção do futuro de Minas Gerais”.

Redações serão entregues até 8 de julho
O objetivo do concurso é fazer com que os estudantes relacionem a história de Minas Gerais com o momento atual das cidades e regiões onde vivem. Poderão participar alunos dos últimos anos do ensino fundamental (da 6ª à 9ª série) e do ensino médio de escolas públicas federais, estaduais e municipais.

Cada estudante poderá participar com apenas uma redação, a ser produzida em sala de aula, sob orientação do professor. Serão consideradas na avaliação a coerência com o tema, a originalidade, a organização das ideias e a correção gramatical, entre outros critérios.

Os autores das melhores redações em cada uma das 47 Superintendências Regionais de Ensino do Estado, em cada nível de ensino, ganharão um notebook cada, num total de 94 prêmios. Também serão premiados a escola e os professores que orientarem a produção dos textos. Os estudantes vencedores, os professores e os diretores das escolas serão contemplados, ainda, com um passeio turístico a Ouro Preto.

A Secretaria de Estado da Educação enviará às escolas um kit com todas a informações, incluindo o edital.

As escolas terão até 8 de julho para enviar as redações às Superintendências Regionais de Ensino, que farão a seleção das melhores até 10 de agosto. A divulgação da lista final de vencedores está marcada para 1º de setembro e a premiação será em outubro, em data a definir. http://www2.almg.gov.br/hotsites/2011/concurso_redacao/index.html



Cidades do Ciclo do Ouro do Vale

É chegada a hora das escolas das cidades fundadas no século XVIII, entre 1725 até 1815. Cidades como Serro, Diamantina, Couto Magalhães, Minas Novas, Chapada do Norte, Berilo, Grão Mogol e Rio Pardo de Minas têm muito o que contar.


A história do ouro passou por aqui, e a Inconfidência Mineira também. Os livros de História das Minas Gerais pouco registram este período no Vale. Parece que só existiu movimento da Inconfidência de Diamantina pra cima, na região de Ouro Preto, Marina, São João Del Rey, Tirandentes e adjacências.

domingo, 29 de maio de 2011

Desafios à Educação Mineira

Desafios à Educação Mineira
Uma gestão faz opções, estabelece prioridades e planejamentos e ao final colhe os resultados do trabalho que fez.


Em Minas iniciamos a 3ª etapa do modelo de estado conhecido como Choque de Gestão. Minas Gerais tem, de acordo com a Pesquisa por amostra de domicílios da Fundação João Pinheiro de 2009 uma média de anos de estudo de 6,5. Em regiões como Jequitinhonha e Mucuri esta média é de 5,2 anos. Isso quer dizer que, em média, os mineiros sequer terminam o ensino fundamental! A média do país é de 7,2 anos de estudo.
No exercício financeiro de 2009, de acordo com relatório técnico do Tribunal de Contas do Estado o Governo investiu 20,15% em educação, enquanto a previsão constitucional é de 25%.


Ainda, do total de recursos para manutenção e desenvolvimento do ensino, Minas investiu 11.95% no Ensino Médio, mesmo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estipular que o Estado deve investir prioritariamente neste nível de ensino.



O total de adolescentes em idade para cursar o ensino médio, de acordo com o Censo Demográfico 2010, é de 1.720,860. No entanto o Estado disponibiliza apenas 721.325.

Há um déficit de 999.535 vagas. Nem todos que querem estudar, têm acesso a uma vaga na escola pública estadual.

Das vinte cidades com o maior índice de assassinato de adolescentes, 4 são em Minas Gerais.
O Governo de Minas Gerais não paga o Piso Salarial Profissional Nacional previsto pela Lei 11.738/08 e tem uma política de carreira que congela a vida do servidor e não lhe dá perspectiva de futuro. Uma das melhores economias do país, Minas paga o vencimento básico de R$369,00 a um professor com nível médio de escolaridade.


O Plano de Carreira implementado em 2005 estabelece que um servidor terá a valorização da sua escolaridade em, no mínimo, oito anos após o ingresso no Estado. A cada nova política remuneratória, o Governo Estadual descaracteriza o que o servidor conquistou de carreira e o recoloca no início da carreira.


Manchetes de agressão a professores no exercício da função em sala de aula tornaram freqüentes em 2011. Freqüente também é o silêncio do governo.


A organização curricular representa a maior fragmentação na formação do cidadão dos últimos 20 anos. Questões importantes como a história afro-brasileira, por exemplo, não tem política de formação.


Ao discurso de eficiência, profissionalização e prioridades usado pelo governo do Estado encontramos pelas montanhas de Minas uma política educacional que fracassou.

Professora Beatriz Cerqueira
Coordenadora Geral do Sind-UTE MG

Marcha pela Liberdade

Marcha pela Liberdade
Do Blog do Sakamoto (incluindo a foto):

A Marcha pela Liberdade reuniu de 4 a 5 mil pessoas (dependendo da fonte) na tarde de hoje em São Paulo. Após concentração no vão livre do Masp, a marcha avançou pela avenida Paulista, descendo a rua da Consolação até o Teatro Municipal e de lá até a Praça da República.


Até agora, não houve o registro de violência policial como as que ocorrem no sábado passado, na Marcha pela Liberdade de Expressão.


Várias bandeiras foram erguidas na manifestação, pouquíssimas de partidos políticos: a defesa da liberdade de expressão, o combate à homofobia, o respeito aos ciclistas, a demanda por um transporte público, decente e acessível, os direitos das mulheres, a crítica às mudanças no Código Florestal, entre outras.


De forma irônica, cínica ou cômica, mas sem menções diretas, a questão da legalização da maconha apareceu em cartazes e em palavras de ordem.


Palavras de ordem como “Kassab sem vergonha, o busão é mais caro que a pamonha” ou “Aldo Rebelo [relator do projeto de mudança do Código Florestal] você não presta, nós queremos nossa floresta” foram ouvidas repetidas vezes, cantadas pelos manifestantes.

Amigos preparam a Festa do Rosário de Minas Novas


Amigos preparam a Festa do Rosário de Minas Novas faremos um evento em Belo Horizonte para aquecer os "tambores". A Festa aproxima-se e ficamos muito felizes com a iniciativa de um grupo de amigos que resolveram compartilhar conosco o esforço/alegria/benção em fazer uma Festa bonita e participativa.

Tudo foi doado: o local, as mesas, os forros, os cachês, a organização, a arte do cartaz/convite, etc. Contamos com a sua participação para relembrar ou conhecer parte da nossa história.
Neste dia, estaremos, também, vendendo camisas alusivas a Nossa Festa como o Congado, os tamborzeiros, os caixeiros e Nossa Senhora do Rosário!

Passaremos fotos e imagens sobre os preparativos da Festa (cenas que nós que estamos aqui não conhecemos... è lindo!)

Viva Nossa Senhora do Rosário! Viva!

Um abraço fraterno
Flávia Mota (mulher do rei. O rei está em Minas Novas, mas, estará no dia 04/06)

Lua e estrela




Lua e estrela
Hoje, de manhã
vi a lua, um arco de lua
e algumas pequenas estrelas,
como pedaços de carambola e maçã.

Solitárias não,
acompanhadas da imensidão
do azul do céu.
Elas ali,
brilhando com luz própria
juntas e soltas ao léu.

Como nós,
como o nosso amor
que se alimenta na paz buscada
na imensidão das cores sentidas
na paixão da felicidade amada
na confusão das dores vividas

na canção dos fazeres sentidos,
na junção dos seres amigos,
na explosão dos prazeres vividos.

Araçuaí: Audiência Pública vai debater alternativas para cortadores de cana

Araçuaí: Audiência Pública vai debater alternativas para cortadores de cana Nesta segunda-feira, 30.05, será realizada uma Audiência Pública das Comissões de Participação Popular (CPP) e do Trabalho, Previdência e Ação Social, da Aseembléia Legislativa de Minas Gerais. O evento caontecerá a partir das 9 horas, no Colégio Nazareth, em Araçuaí.


O objetivo é reunir representantes do Governo do Estado, sindicatos, associações e prefeituras para discutir alternativas de geração de emprego e renda para fazer frente à acelerada mecanização da colheita de cana em São Paulo, que absorvia mão-de-obra da região.


Em algumas cidades, de 30% a 35% da mão- de- obra adulta se deslocam até São Paulo uma parte do ano para o corte de cana e as previsões do Ministério do Trabalho são de que, até 2014, deixem de ser contratados 150 mil cortadores de cana no País, dos quais 30 mil oriundos do Médio Jequitinhonha.

“Precisamos antecipar com o Governo a criação de alternativas para esses trabalhadores. A mecanização do corte de cana pode se tornar uma oportunidade para fixar os trabalhadores em suas próprias cidades, desde que eles tenham opções de emprego e renda na região”, destacou o deputado estadual André Quintão(PT-MG), ao requerer a audiência, atendendo pedido da Prefeitura e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Virgem da Lapa.


A audiência tem início às 9h, no Colégio Nazareth, à Rua Dom Serafim, 435, em Araçuaí, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas.


Com informações do Gabinete do Deputado Estadual André Quintão.

Caravana da Água quer sensibilizar COPANOR para atender todos

Caravana da Água quer sensibilizar COPANOR para atender todas as comunidades
Nesta segunda-feira, 30.05, às 16 horas, os deputados da Comissão de Participação Popular da Assembléia Legislativa de Minas Gerais iniciam a “Caravana da Água”, que serão visitas para verificar a situação de comunidades da região que não têm sistema de abastecimento de água sequer para o consumo humano.


A primeira delas será Comunidade Lagoa do Boi Morto, onde vivem 30 famílias e na terça-feira, outros três povoados serão visitados.
"Vamos ouvir as comunidadese dar visibilidade a esse problema para sensibilizar o Governo de Minas", afirmou o deputado estadual André Quintão (PT_MG), que já teve audiências com as direções da Copanor, subsidiária da Copasa que atende a região, e da Agência reguladora, Arsae/MG,, sem resultados.



“A Copanor adotou a lógica custo/benefício, sem olhar a questão social e o direito básico de acesso à água tratada”, afirmou o deputado, ao criticar o critério fixado de implantar sistema de água e esgoto apenas nas comunidades com mais de 200 habitantes porque nos pequenos povoados a relação investimento por habitante é mais alta.


Na terça-feira, dia 31.05, pela manhã, serão visitadas as localidades de Ribeirão da Onça, em Francisco Badaró, e a comunidade vizinha, de Olhos dÁgua, que somam 35 famílias. E às 14 e 16 horas, visitam, respectivamente, as comunidades de Almas, que tem 16 famílias, e de Curral Novo, onde moram 27 famílias, ambas em Virgem da Lapa.



Informações do Gabinete do Deputado André Quintão

PSDB: uma convenção nada paulista

PSDB: uma convenção nada paulista
Aécio levou tudo na convenção do PSDB: presidência (Sérgio Guerra), secretaria-geral (Rodrigo de Castro), presidência do Instituto Teotônio Vilela (Tasso Jereissatti).


Deram para Serra a presidência do conselho político do partido e uma das vice-presidências (Alberto Goldman).

Consolo ao estilo maoísta: não se fecha todas as portas para um derrotado.


Publicadono Blog De Esquerda em Esquerda

sábado, 28 de maio de 2011

Festa de Maio de Berilo

Festa de Maio de Berilo

Prece ao Vale do Jequitinhonha

Prece ao Vale do JequitinhonhaSó não vale no Vale
Deixar de sorrir
que Jequi abençoe
as águas que bebi


Poema:
Karol Penido, do Barkaça,
poetas de Divirtinópolis,
leste/veste de Minas.

Súplicas, poesia de Haydée Murta

Súplicas

Ó meu Ribeirão, das malvas malvinas!...
Das gangorras, das corredeiras.
Onde estão tuas águas cristalinas,

Tuas cascatas e cachoeiras?

O homem incrédulo ou desavisado
Destruiu teu leito, tua nascente.

Tristonho, hoje, olha desolado,

Procurando o verde da tua vertente.


Comunidade imprevidente,
Grandes e pequenos fazendeiros,
Prejudicam tanta gente inocente,
Na irrigação de vastos cafeeiros.

Ó meu querido Ribeirão,
Não ligues pra essa gente não,

Mostra a tua valentia de então,
Com galhardia levanta teu tufão.

Destemido, quebra todas as barragens,
Arranca cercos, tudo, tudo que impede,

Tua vida, tua livre passagem.
O povo aflito te implora e pede.


Lembra-te daquele chuvoso dia
Quando ainda eu era criança?
Chegaste cheio, levanto tudo que havia,
Teu furor nunca me sai da lembrança.


Em pânico, corri, abracei meu pai
Estavas insano, louco, bravio demais.
Avante camarada! Repete este gesto, vai.
Intrépido, provocarás euforia, uai!

Olha bem, mira em tua volta,
Quanta secura, quanta tristeza,
Ressequidos ingazeiros, com certeza,
Abrigam famintas gaivotas.

Secaram as goiabeiras e assa-peixes,
As flores silvestres, as aquáticas violetas,
Triste destino dos girinos e peixes,
Das abelhas, beija-flores e borboletas.

É triste, dolorido, mas pura verdade.

Teu leito desnudo, sapos e peixes perecendo...
Água sumindo, a vida se esvaindo...
Reage querido, afoga todo tipo de maldade!

Ó meu Ribeirão, meu amigo,

Não te acomodes não!...
Volta a correr, viver com teus irmãos,
Volta!... irriga este chão.

Acalma o meu coração!...

Publicado no http://www.barkaca.com

Haydée Almeida Murta, 83 anos, poetisa, professora aposentada de Berilo, no Médio Jeuqitinhonha, nordeste de Minas.

Berilo: Oração (para Nossa Senhora dos Pobres, a Padroeira)

Oração (para Nossa Senhora dos Pobres, Padroeira de Berilo)


que a fé nos acompanhe, feito sombra
que a despedida seja recomeço
é o que peço

dioli

Fórum da Mulher discute saúde e educação no Vale

Fórum da Mulher do Jequitinhonha

Discussões sobre saúde e educação movimentaram o evento
Por Fabíola Souza
Antônia Aranha, Pró-reitora da UFMG; Suelene Coelho, Programa Saúde da Mulher, UFMG; Maria Alice, da FAOP - Fundação Artística de Ouro Preto; Ama Maria Gomes, professora da UFMG.

O segundo dia do Fórum da Mulher. 20.05.11, na cidade de Jequitinhonha, teve duas mesas temáticas: Cultura e Educação e Geração de Renda e Saúde e Sexualidade. A mesa da manhã, contou com a presença da Pró-Reitora de Graduação, Antônia Aranha, que abordou a educação como formação da mulher no Vale; da professora Ana Maria Gomes da UFMG, que falou sobre as mulheres e os conhecimentos tradicionais e de Suelene Coelho, que apresentou o tema Saúde e Sexualidade.


Durante sua fala, Antônia Aranha falou sobre a importância da valorização do conhecimento popular e também da escola na formação cidadã. Grupo cultural de Itaobim, formado principalmente por mulheres

Segundo a Pró-Reitora, a escola tem que ser inclusiva, um espaço para socialização, convivência e aquisição de conhecimento e valores. Já a professora Ana Maria trouxe para a discussão a importância dos conhecimentos tradicionais como riqueza social brasileira.

"O conhecimento tradicional é um tipo de ciência diferente da pratica da na Universidade. Ele envolve várias formas de aquisição, sendo que cada comunidade tem a sua. Diferentemente do que muitos pensam, o conhecimento tradicional é atual e continua sendo produzido e renovado", explicou.

A saúde da mulher em Minas Gerais foi o principal ponto de exposição de Suelene Coelho. Durante a palestra, a professora falou sobre a importância de exames preventivos e também do bom atendimento médico para que as mulheres tenham uma saúde de qualidade.

Após a mesa, aconteceu um debate sobre as temáticas apresentadas. Entre as propostas levantadas durante a discussão surgiu a demanda da instalação de um Polo de Educação a Distância e a criação de outras unidades do Viva Vida na região.Na parte da tarde, a mesa teve como tema Cultura e Geração de Renda.



Boaventura Soares, do CAV de Turmalina; Ângela Freire, de Araçuaí, presidente da FECAJE; Marizinha, da UFMG; e Irmã Sandra Pinto, da Pastoral do Migrante, de Itinga/Araçuaí.


Participaram da discussão, a representante da FECAJE - Federação das Entidades Culturais e Artísticas do Vale do Jequitinhonha, Ângela Gomes Freire, que falou sobre os movimentos culturais no Vale, o representante do CAV Turmalina, Boaventura Soares de Castro que abordou a Participação da mulher na Agricultura Familiar e a Irmã Sandra Pinto de Souza, representante da Pastoral do Migrante que falou sobre a vivência na emigração.

Após a mesa, foi elaborado um documento público, que teve como principais reivindicações a criação de casas de abrigo para mulheres vítimas de violência, criação de alcoólicos anônimos femininos, criação de delegacias da mulher na região e de centros de referência, dentre outras. O documento será entregue para as prefeituras da região.



Plenário do Fórum Mulher, totalmente lotado e belamente representado


O Fórum da Mulher do Jequitinhonha 2011 foi promovido pela Pró-Reitoria de Extensão - Proex, pelo Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha, pela Prefeitura Municipal de Jequitinhonha e pela Fundação de Arte de Ouro Preto - FAOP.

A segunda edição do evento acontecerá em Itaobim, que comemora 50 anos, em 2012.

Polícia prende dois acusados de assassinato de Prefeito

Polícia prende dois acusados de assassinato de Prefeito
Disputa política foi causa de tragédia que chocou São Sebastião do Maranhão


Uma disputa política que envolveu a morte de um prefeito e de um empresário veio à tona depois de mais de dois anos de investigações. Nesta terça-feira, 24.05.11, a Polícia Civil prendeu a mulher do atual prefeito de São Sebastião do Maranhão e o irmão dela, acusados de envolvimento na morte de Gildecir Gomes Sampaio, prefeito da cidade na época do crime. Ele foi assassinado dentro de casa em outubro de 2009, enquanto fechava um negócio para a compra de tratores.

De acordo com o delegado a frente das investigações, Emerson Crispim de Morais, a atual primeira dama da cidade teria planejado a morte do ex-prefeito, juntamente com o irmão dela. Na época, conforme investigado, ela estava mantendo um caso amoroso com um vereador do município, o qual teve a prisão preventiva decretada por ser suspeito de envolvimento no assassinato, mas está foragido.

A mulher e o irmão são apontados pela polícia como os responsáveis por fornecer o revólver usado no crime e a moto usada para dar fuga aos criminosos. “Na época das eleições, o prefeito teria prometido muitas coisas para os correligionários, mas depois virou as costas. Isso causou revolta no vereador. O Gildecir havia prometido apoio para a candidatura dele como presidente da câmara e pagamento de algumas dívidas que ele tinha, mas não cumpriu com o prometido”, explicou o delegado.

Outros três homens acusados de envolvimento na morte estão presos. O primeiro deles é o motociclista que teria levado o pistoleiro até a casa do ex-prefeito. O segundo é apontado como o responsável por vigiar a rotina de Gildecir e fornecer os dados para o pistoleiro. O terceiro é o tio do vereador foragido, acusado de contratar um taxista para dar fuga ao autor do crime da cidade de Coluna até Belo Horizonte.

Ainda conforme o delegado, o grupo planejava ainda pressionar o atual prefeito para apoiar a candidatura de uma outra pessoa nas próximas eleições. A primeira dama e o irmão dela foram indiciados por homicídio qualificado e encaminhados para as cadeias públicas de Guanhães e Santa Maria do Suaçuí, respectivamente.

O crime
Em outubro de 2009, o então prefeito Gildecir Sampaio fechava a compra de tratores com Ademar Oliveira Leal, quando os dois foram surpreendidos por um pistoleiro que entrou na casa. Ele matou o prefeito e o empresário para evitar testemunhas para o crime, segundo a polícia. A cidade fica no Vale do Rio Doce, a poucos quilômetros de Itamarandiba, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas.

Com informações do jornal O Tempo, de BH

Grupo Barkaça expõe poesia no Mercado Municipal de Araçuaí

Grupo Barkaça "vende" poesia no Mercado Municipal de Araçuaí
O grupo Barkaça de Divinópolis esteve na região desenvolvendo um trabalho de incentivo ao gosto pela poesia. O grupo disponibiliza poemas e distribui materiais impressos em lugares inusitados e populares como o Mercado Municipal.

Na sexta feira, 20.05.11, havia na área coberta do Mercado Municipal de Araçuaí, no Médio Jequitinhonha, a venda de um produto diferente e gratuito.


Um grupo de poetas da cidade de Divinópolis chamou a atenção dos feirantes ao vender de graça poesias. O objetivo principal era incentivar a leitura e mostrar o prazer proporcionado por este simples hábito.


O grupo distribuiu material imprenso e montou um varal de poesias onde as pessoas puderam apreciar poemas de diversos autores.

A população em geral não tem o hábito de ler e ações como está, descortinam um mundo de possibilidades.Um megafone foi utilizado e, também, muito humor. Ao invés de vender produtos por dinheiro, o grupo vendia a idéia do hábito da leitura, do conhecimento e do prazer.

O grupo também desenvolveu oficinas com os professores municipais e utilizou novas mídias como plataforma para poemas digitais através de uma exposição na Biblioteca Municipal.

Fonte: TV ARAÇUAÍ, com repórter Andre Sá

Promotoria de Justiça da Infância e Juventude promove capacitação

Promotoria de Justiça da Infância e Juventude promove capacitação
Conselheiros Tutelares de 6 municípios do Médio Jequitinhonha participam de evento

Promotora de Justiça, Paola Domingues B.R. de Nazareth, da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri


A Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri realizou, nos dias 12 e 13 de maio, na sede da AABB de Araçuaí, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas, uma capacitação para técnicos do CRAS e CREAS e, também, para os Conselheiros Tutelares e dos Direitos da Criança e do Adolescente dos municípios de Araçuaí, Coronel Murta, Itinga, Ponto dos Volantes, Padre Paraíso e Virgem da Lapa.

Durante dois dias cerca de 40 pessoas participaram de uma capacitação com uma agenda bastante intensa que contou com trabalhos em grupo e palestras sobre o histórico dos conselhos, descentralização, municipalização e controle social, sistema de garantia de direitos, atribuições e outros temas pertinentes ao assunto.
Segundo a Promotora de Justiça, Paola Domingues, da Coordenação Regional das Promotorias de Justiça da Criança e Juventude, o objetivo principal da capacitação foi auxiliar os serviços prestados pelos conselheiros que são eleitos de três em três anos. O trabalho desenvolvido por eles é complexo e estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e exige conhecimento e meios adequados para que de fato os direitos da criança e do adolescente sejam garantidos.Menores em conflito com a lei, consumo de drogas, falta de programas sociais destinados a crianças e adolescentes, ausência de serviços de saúde e educação e falta de centros de tratamento para viciados em drogas são alguns dos desafios a serem enfrentados aqui na região pela comunidade, poder público e Poder Judiciário.

O trabalho desenvolvido pelos conselhos é de suma importância para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes e, também, para formulação, fiscalização e proposição de políticas públicas que visem a atender este público considerado como prioridade absoluta pela Constituição Federal.

Fonte: TV ARAÇUAÍ, com o repórter Andre Sá

Araçuaí: Ação Social recebe alimentos de campanha de ciclistas


Araçuaí: Ação Social recebe alimentos de campanha de ciclistas
A loja Ciclo Dias arrecadou 400 quilos em passeio ciclístico

A Ação Social Santo Antonio, entidade filantrópica que acolhe idosos e crianças da região, recebeu uma visita solidária na manhã de terça-feira, 17.05. Funcionários da loja Ciclodias estiveram na instituição para doarem alimentos.

A solidariedade é um sentimento nobre que faz bem para quem doa e tamb
ém para quem é beneficiado. A Ação Social Santo Antonio que acolhe crianças e idosos da região conta com a ajuda de toda a sociedade para cuidar de seus acolhidos. A comunidade é generosa. Vários grupos realizam doações para suprir as necessidades da instituiçã
o.A Ciclo Dias realizou um passeio ciclístico, no dia 14 de maio, para incentivar o esporte e o espírito de solidariedade. Para participar do evento, os ciclistas tinham que doar dois quilos de alimentos não perecíveis para serem doados à Ação Social Santo Antonio
Na manhã de 17.05.11, os donativos foram entregues à instituição. No total, foram cerca de 400 kg de arroz, açúcar, feijão, macarrão e óleo.
Os mantimentos fazem a diferença. Diariamente são preparados 100 refeições na Ação Social Santo Antonio. As irmãs, os idosos e as crianças agradecem a iniciativa.

Fonte: TV ARAÇUAÍ, com o repórter Andrá Sá

Curso superior não garante renda maior

Curso superior não garante renda maior

O rendimento médio real dos trabalhadores com curso superior cresceu apenas 0,3% entre 2003 e o ano passado, segundo dados do IBGE na pesquisa realizada nas seis principais regiões metropolitanas do país.
No mesmo período, o rendimento médio da população ocupada em geral avançou 19%.



A estagnação da renda de trabalhadores com nível superior foi puxada por São Paulo, onde o rendimento caiu 6,6%.



Publicado por Rudá Ricci no Blog "De Esquerda em Esquerda"

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Diamantina: Agenda cultural do fim de semana

Diamantina: Agenda cultural do fim de semana
Fonte: Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio,
(38) 3531-9537 , producaocultural@diamantina.mg.gov.br

AGENDA CULTURAL
Sexta- feira, dia 27/05.
- Feira de Artesanato, Comida Típica e Música ao Vivo - Sexta Nossa
Local: Mercado Velho
Horário: A partir das 18 horas
Atração: Quarteto MPB

- Seresta com o Grupo JK em Seresta
Local: Saída da Praça JK
Horário: 21 horas

Sábado, dia 28/05
- Feira de Artesanato, Hortifrutigranjeiro e Música ao Vivo - Feira do Mercado
Local: Mercado Velho
Horário: A partir das 08 horas
Atração: Macena e Banda

- Vesperata
Local: Rua da Quitanda
Horário: 21 horas

Domingo, dia 29/05
- Café no Beco
Local: Beco da Tecla
Horário: A partir das 08 horas


Prefeitura Municipal de Diamantina

Bispo de Araçuaí é eleito presidente da Comissão Episcopal da CNBB

Bispo de Araçuaí é eleito presidente da Comissão Episcopal do Laicato da CNBB

A 49ª Assembléia da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB foi realizada em Aparecida SP, entre os dias 04 e 13 de maio. Durante o encontro Dom Raymundo Damasceno foi eleito o novo presidente da instituição. Ele substitui o arcebispo de Mariana, Dom Lirio Rocha. Durante a assembléia também foram eleitos, os novos presidentes das comissões da CNBB. O bispo de Araçuaí, Dom Severino Clasen, foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato.
Dom Severino Clasen, Bispo da Diocese de Araçuaí


Durante a 49ª assembléia da CNBB que teve a duração de 10 dias foi realizada a escolha da nova presidência da instituição para o quadriênio 2011 -1015. Também foram eleitos os presidentes das comissões episcopais. Até a aprovação dos nomes o percurso é longo com ampla consulta e discussões dos pontos em questão. As comissões tiveram uma total renovação em seus quadros.

O bispo de Araçuaí foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato.
Dom Severino Clasen foi membro da comissão que elaborou as diretrizes para a evangelização aprovadas pelos bispos durante a assembléia. Ele foi eleito com 205 votos do segundo escrutínio. Dom Severino apesar de saber das imensas responsabilidades e desafios do cargo se colocou a disposição para ajudar a igreja em sua missão.
Participaram da assembléia cerca de 300 bispos de todo o país. Estes têm a missão de sustentar o testemunho do povo de deus e fecundar a cidadania. Os bispos, também, são responsáveis pastoralmente, por conduzir centenas de dioceses, paróquias, sacerdotes, religiosos e evangelizadores em milhares de comunidades de fé espalhadas em todo o Brasil.


Para organizar e dinamizar o serviço da igreja foi criada a Conferencia Nacional do Brasil que possui uma presidência e 12 comissões episcopais pastorais que são serviços indispensáveis à missão da igreja, abrangendo diversas realidades como comunicação, juventude, família, missão, serviço da caridade e da justiça, entre outros.

Fonte: TV ARAÇUAÍ, pelo repórter Andre Sá.

Almenara: Segredos de Seu Antonio para chegar aos 104 anos e ainda “dá no couro”

Almenara: Segredos de Seu Antonio para chegar aos 104 anos e ainda “dá no couro”
Antônio Soares Silva, de 104 anos, e sua companheira Maria dos Santos
Nascido em Imbura­na – sertão da Bahia, em 17.05.1907, seu Antônio Soares Silva, morador do Bairro Santo Antônio, em Almenara, no Baixo Jequitinhonha, nordeste de Minas, comple­tou 104 anos com muita vitalidade e lucidez, cujo aniversário foi come­morado na antiga sede social do Lyons Clube, ao lado de suas comp­anheira, dona Maria dos Santos, com quem vive há 25 anos, familiares e amigos.


O sertanejo chegou à região ainda muito jovem, e na sua trajetória de vida ele já foi vaqueiro, peão de boiadeiro, garimpeiro e canoeiro. Indagado sobre o que alimentava, ele respondeu que nunca foi de comer comida sofisti­cada e sempre se alimentou com comida pesada (feijoada, rabada, pirão de costela de boi, etc). Muito bem humorado, Seu Antônio tem uma memória pródiga, contando os casos do passado sem esquecer de qualquer detalhe.Segundo ele o segredo da longevidade é a serenidade e o trabalho do dia a dia.


Indagado se ainda “dava no couro”, ele não titubeou em responder que dava sim e sua companheira, dona Maria dos Santos, veio logo confirmar aquilo que seu companheiro havia falado. ”Tem dia que eu saio correndo do quarto para ele não me pegar”, afirma.


Os parentes são unânimes em afirmar que, em todos os sentidos, seu Antônio serve de exemplo. Homem de gênio bom, jamais brigou com alguém. Ensinou à prole a importância da honestidade e do respeito ao próximo. Não se entrega à preguiça, fazendo questão de barbear-se, tomar banho e escolher a roupa que vai vestir tudo sem ajuda.



Criado no sertão da Bahia, passou a vida montando a cavalo, consertando cercas, caçando e pescando. Os familiares crêem que as atividades saudáveis do campo contribuíram para que ele alcançasse idade avançada com muita vitalidade e lucidez.


Fonte: Jornal Farol das Geraes

Economia mineira está ruim e precisa mudar, diz FIEMG

Presidente da FIEMG critica política industrial de Aécio

Empresário afirma: economia mineira vai mal e precisa de "choque de realidade"


O Senador Aécio Neves (PSDB) vem denunciando a desindustrialização do Brasil. O tema da desindustrialização é sério e perpassou vários discursos, dos vários partidos e candidatos nas eleições de 2010, pelo Brasil afora. Menos o de Aécio, quando candidato ao senado. Tivesse ele a ousadia de mencionar o tema naquela época, talvez o balanço, não só da desindustrialização, mas de sua consequência imediata, a reprimarização da economia mineira, expusesse a “ilha da fantasia” que se forjou nas Alterosas, por obra de uma inigualável máquina de propaganda.


Com a palavra, Olavo Machado Júnior, o Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG.
O industrial, comparecendo a evento promovido pela Assembleia Legislativa, foi enfático: suas palavras iriam provocar um “choque de realidade” sobre a economia do estado.
Criticando “os discursos grandiosos” sobre a indústria regional, o insuspeito presidente da FIEMG traça um quadro dramático de Minas.


Em termos bem sintéticos e esquemáticos, eis o diagnóstico que ele faz do estado governado por sete anos e três meses, pelo tucano Aécio Neves:


* Nos próximos 20 anos, o Mundo e o Brasil crescem, e Minas não está preparada para disputar mercados. Falta investimento em inovação, infraestrutura, logística, em capacitação e formação profissional, ausência de política estadual de crédito etc, que geram perda de competitividade e consolidam nossa dependência da exportação de commodities (minério e produtos agrícolas).


* Das 120 mil empresas industriais do estado, 62 mil “não geram emprego algum na indústria”; 30 mil possuem “de 1 a 4 empregos”; 22 mil tem até 29 empregos formais; em suas palavras “mais de 90% desse universo imenso de empresas não apresentam produtividade, escala e inovação em processos e produtos para operar e concorrer globalmente”. E ressalta que os indicadores da economia brasileira demonstram a ampliação exponencial do consumo de massa, o que exigiria “um efetivo e consistente processo de desenvolvimento econômico e social”, para que Minas disputasse parcela desse mercado emergente.


* A produtividade da “nossa indústria” está 5% abaixo da média brasileira e 20% da paulista; e é inferior à média nacional em 69 setores, sendo que em 25 destes, essa menor produtividade ainda manifesta “comportamento de queda” nos últimos 10 anos. O Valor da Transformação Industrial – VTI – mineiro é 20% inferior à média nacional e 40% menor na relação com São Paulo.


*As gigantes estatais mineiras (CEMIG, COPASA, CODEMIG) fizeram compras “mínimas ou insignificantes” de fornecedores mineiros. A carga tributária estadual é “excessiva e concentrada”.


Enfim, as propostas da FIEMG para a superação desse quadro poderiam ter sido adotadas há oito anos, impactando a condição atual da competitividade da economia regional: readequação tributária, formação e capacitação profissional, política creditícia, incentivos estaduais e municipais diversos etc.


Sua excelência, o senador Aécio Neves, ainda que não seja, de fato, um economista (na verdade é apenas bacharel) tinha e tem conhecimento desses números.
Sabe ele muito bem, portanto, o que significa desindustrialização. Ao falar desse fenômeno brasileiro, que é ameaça real, deveria mencionar a condição de “vanguarda” do estado por ele governado, no citado processo.


“Macaco senta no próprio rabo, para falar do rabo dos outros.” Ditado popular



Com informações do "Bloco Minas Sem Censura".