sábado, 19 de abril de 2014

Povos indígenas e a formação do Vale

Povos indígenas e a formação do Vale do JequitinhonhaNesta semana foi comemorado o dia do índio. A cultura do Vale foi profundamente marcada pelos povos que viviam aqui na região e foram brutalmente oprimidos pelos colonizadores que não respeitaram suas diferenças. Os povos indígenas influenciaram profundamente a formação do povo do vale. Muitos ainda contam histórias dos seus antepassados que foram pegos no laço. Os traços estão nas características físicas e, também, no artesanato e na culinária. A maior parte do povo indígena foi massacrado no Jequitinhonha. No Alto Vale, região de Serro e Diamantina, onde predominava a mineração, os índios eram destruídos. No Médio e no Baixo Jequitinhonha os índios conseguiram refúgio por mais um tempo, através de condições geográficas e pastoris favoráveis, que facilitavam a sua resistência contra as agressões dos aventureiros e caçadores. Atualmente 3 povos indígenas vivem em aldeias aqui na região: os Pancararu e os Aranãs na fazenda Alagadiço, no município de Coronel Murta, e os Cinta Vermelha Jundida numa aldeia próxima à Itira no município de Araçuaí. Eles ainda guardam suas tradições e resistem contra todas as adversidades para preservarem suas crenças e costumes.Fonte: TV ARAÇUAÍ,repórter André Sá.

4 comentários:

Ana Milca disse...

Minha avó e da regiao de Diamantina
Ela conta que a avó dela era india e que foi pega no laço. Queria muito saber a qual etnia ela pertencia, pena que minha avó não se lembra. Ela é meus parentes familiares dela tem todos os traços indígenas.

Unknown disse...

O meu avô era índio minha vo também foi pega no laço

Unknown disse...

Sou filho de índio misturado com o cabloco dá mata ai de Minas novas! Minha mãe sempre me falou que foi pega pelo laço de um caboclo dá mata, e era de 6 meses a um ano pra domar a Índia. (Não Sei se é verdade) agora é uma mistura danada de Caboclo com índio e português rs.

K. Ramalho disse...

Imagina só a tristeza de alguém ser pego no laço e forçado a viver com alguém quem não ama, longe do seu povo e família como contam as pessoas desses comentários anteriores ao meu, tão orgulhosamente de serem descendentes de "indígena pego no laço". Acreditam mesmo que isso foi um tempo feliz e de se orgulhar das coisas ocorridas nele!?

Belo artigo moço.

Postar um comentário